Marketing Imobiliário: vale a pena terceirizar o marketing da sua imobiliária ou construtora?

Você que é Diretor de uma Imobiliária, de uma Construtora, ou trabalha no segmento imobiliário e também possui possui dúvidas acerca do marketing imobiliário, leia esse artigo até o final. Garanto que você não irá se arrepender!

Como conversamos em outros artigos, o mercado digital está em plena ascensão. Imobiliárias e construtoras que saíram na frente, hoje colhem os frutos de suas estratégias bem montadas e implementadas na internet.

Mas isso significa que não há mais espaço para novas empresas atuarem nesse segmento?

De forma alguma!

Em um mercado com mais de 126 milhões de possíveis compradores, o marketing imobiliário apresenta inúmeras oportunidades esperando a sua empresa.

Para atuar nesse segmento, você já percebeu que possuir um time profissionais capacitados é a diferença entre ser apenas mais um, ou figurar entre as 5 primeiras posições de busca do Google.

A partir de agora eu vou elencar as vantagens e desvantagens de trabalhar com um time interno, ou contratar uma equipe de especialistas para alavancar seus negócios.

 

Por que criar estratégias digitais?

Você tem que concordar que o mercado e o mundo dos negócios mudaram drasticamente desde o início do último século.

Máquinas de escrever foram substituídas por poderosos computadores. Aparelhos celulares deixaram de ser meros recebedores de ligação e passaram a ser recebedores de conteúdo. Conteúdo esse que precisa ser gerado por alguém, e com algum propósito.

Lembre-se, se o seu cliente não está consumindo o seu conteúdo, é muito provável que ele esteja consumindo o da concorrência.

Mas fique tranquilo, se você já iniciou seus projetos de criação de conteúdo, agora basta saber de que forma irá conduzir sua audiência de maneira mais adequada.

E não se esqueça, tendo uma estratégia de marketing digital bem montada, você terá excelentes indicadores para melhor direcionar seus investimentos.

Apresento a seguir algumas vantagens e desvantagens de ser contratar uma agência de marketing para auxiliá-lo no posicionamento da sua marca no meio digital.

 

Vantagens de contratar uma agência de marketing

Alta qualificação profissional

Contratar uma agência de marketing, te colocará em contato com um time de especialistas no que faz e que se destacam em todos os segmentos de marketing digital.

Estratégias avançadas

Crescer com escala e inteligência de mercado é o sonho de consumo de todos os profissionais. A melhor maneira de conseguir esses resultados é com um time de especialistas, desde a criação do conceito, a melhor abordagem e as estratégias adotadas.

Tecnologia

Começar a investir em marketing digital envolve custos. Para otimizar ainda mais seus resultados, é essencial implementar ferramentas que auxiliam na criação de conteúdo.

Caso você esteja iniciando esse processo, trabalhar com uma agência é o melhor dos mundos para sua empresa.

Além dos recursos humanos de especialistas, você contará também com os recursos de tecnologia que a empresa possui. Isso sem precisar fazer a aquisição dos mesmos.

Custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom reforçar que qualquer operação exige custos.

Se você está iniciando um projeto e ainda não sabe bem qual caminho trilhar, contar com uma agência é essencial.

Além de toda a consultoria, você não precisará arcar com os custos de toda a contratação de profissionais para setor de marketing.

Desvantagens de contratar agência de marketing

Controle de atividades

Se você é daquelas pessoas que gosta de manter todas as atividades sob seu olhar e acredita que dessa forma as atividades serão melhor desempenhadas, pense bem.

Em geral, agências de marketing costumam seguir rotinas de atividade que não favorecem o acompanhamento do cliente. Outro fator que não favorece esse acompanhamento em geral é a distância do cliente com a agência.

Como se trata diversas vezes de material digital, é comum esse tipo de serviço ser fornecido por empresas que não necessitam necessariamente estar na mesma cidade que a sua.

Além disso, é muito importante a comunicação clara entre as partes. Caso o briefing não seja bem executado, todo um trabalho acaba sendo desperdiçado.

Nesse caso, o problema nem fica centralizado apenas no trabalho, mas sim, no tempo que as ações de marketing levarão para serem entregues ao público.

Propriedade Intelectual

Quando você inicia um projeto com uma agência de marketing, todas as análises e projetos ficam centralizadas na agência.

Em caso de encerramento de contrato é comum que todas essas estratégias fiquem com a agência. Ou seja, você acaba voltando à estaca zero de seu projeto de marketing imobiliário.

Uma das formas de driblar essa dificuldade é por colocar informar no contrato de serviço a opção de sua imobiliária ou construtora permanecerem com as estratégias fornecidas à sua empresa.

Alma do negócio

Quando você contrata um novo colaborador, mais do que passar as opções de negócios, é de extrema importância repassar os valores da empresa.

Essa é uma das maneiras que você vai saber que seu cliente está sendo tratado da melhor forma. Isso também fará o nome de sua marca crescer ainda mais no mercado.

Ao contratar uma agência, você sabe que principalmente pela falta de convivência diária, torna a missão de manter os valores de sua empresa em sua comunicação digital um verdadeiro desafio.

Em linhas gerais, utilizar o serviço de uma agência interna parece ser uma excelente alternativa quando você está iniciando seu projeto de marketing. Além de toda a expertise de negócio, eles podem lhe auxiliar com todos os recursos tecnológicos que estão à sua disposição.

Entretanto, essa facilidade pode trazer algumas dificuldades caso você queira fazer um melhor controle das atividades, bem como das informações.

Do mesmo modo, uma questão importante é como manter a essência da empresa viva em sua comunicação, uma vez que profissionais fora da sua empresa estarão gerindo o conteúdo.

Então é hora de apresentar quais as vantagens e desvantagens que sua empresa terá ao possuir um time interno para a gestão de suas estratégias digitais.

 

Vantagens de se ter uma equipe interna

Foco

Para se conseguir os melhores resultados, nada melhor que possuir um foco único no seu objetivo. Se você possui uma equipe interna e especializada, eles terão uma única meta: alavancar o desempenho de suas vendas.

Em geral, agências de marketing possuem diversos clientes. Isso faz com que elas acabem por criar soluções que auxiliem o maior número de clientes de forma padrão.

O resultado disso é que as ações podem  não ser tão específicas ao seu público. O inverso ocorre quando sua equipe está atenta a qualquer mudança no cenário no qual você trabalha. E pode desenvolver isso de dentro para fora da sua empresa. Ou seja, o seu DNA será comunicado através de suas ações de Marketing Imobiliário.

Agilidade

Ao possuir um time exclusivo para atender a sua demanda, todas as atividades ganham prioridade. Logo, você possui mais ações para implementar em menos tempo de espera.

Controle

Você possui muito mais acesso às atividades que seu time está desempenhando e pode, inclusive, ajustar qualquer detalhe que julgar necessário. Esse tempo e controle pode fazer a diferença na hora de mapear os resultados que sua empresa espera alcançar.

 

Desvantagens de ter uma equipe interna

Custo

Quem é empresário sabe que manter toda uma equipe ou um setor novo, envolve uma série de custos. Seja pela admissão, ou mesmo pela demissão de um colaborador, você precisará gastar valores com relação a essa movimentação. Além da questão financeira, a contratação da equipe envolve toda a burocracia em torno do funcionário.

Estrutura

Para desempenhar um bom papel, sua equipe de marketing necessita de toda uma estrutura física. Essa estrutura envolve computadores, espaço interno, um bom plano de internet, bem como pacotes de programas específicos para construção das ações.

Carência

O tempo de colheita de resultados varia de mercado para mercado, ou mesmo de empresa para empresa. Talvez os resultados que você espera não sejam alcançados no tempo que você deseja. Caso seu planejamento inicial fique aquém do esperado, como você vai lidar para não gerar ansiedade em seu time?

Adaptação ao mercado

Vivemos no século em que as tecnologias vem se superando dia a dia. Quando se fala em mercado digital, isso é ainda mais avassalador. O que hoje é “trendind topic” na internet, amanhã é descartável.

Vivemos na geração do agora. Os memes de internet estão aí para provar isso. Da mesma forma, profissionais de marketing digital devem se atualizar dia após dia. Até porque as estratégias de hoje, podem ter sido completamente anuladas amanhã.

Quando sua empresa conta com profissionais exclusivos para atender as necessidades da imobiliária ou construtora, muitas vezes esse foco extremo no seu negócio pode levar seu time a não ter tempo para estudar e se atualizar.

Ou seja, se você quer um trabalho exclusivo, com mais agilidade de entrega e que você possa acompanhar no dia a dia, ter uma equipe própria de marketing será de grande valia para você.

Porém, você deve levar em consideração que manter um time interno irá aumentar seu custo operacional.

Seja pela admissão de funcionários, como pela estrutura física e digital, você terá custos às vezes até superiores a terceirização de seu serviço.

 

Qual a saída então quando pensamos em marketing imobiliário?

Seja qual for a escolha para a sua empresa, sempre haverão aspectos positivos e negativos.

Alguns diriam que o melhor dos dois mundos seria mesclar os pontos de ambos os modelos.

Mas será que isso é possível?

Eu posso te afirmar com toda a certeza que sim! Manter uma equipe interna (veja como montar uma equipe de marketing para sua imobiliária ou construtora) e contar com a consultoria de uma agência especializada pode ser a solução ideal para o seu negócio!

 

Consultoria de marketing imobiliário para equipe interna

Mas afinal de contas, o que é uma consultoria? É um serviço personalizado que uma agência presta para sua equipe comercial ou de marketing.

Um consultor faz a análise de suas estratégias, estabelece um estudo de caso para seu negócio e apresenta soluções para alavancar seus negócios.

Vou elencar abaixo alguns benefícios de se contratar uma consultoria para alavancar os seus negócios.

Vantagens de contratar uma consultoria de marketing imobiliário para sua equipe interna

Alinhar estratégias

Muitas vezes devido a falta de prática ou mesmo conhecimento, algumas estratégias acabam derrapando por pequenos erros ou falhas.

Um bom consultor muito provavelmente também já escorregou nesses detalhes. Dessa forma, nada melhor que ouvir essas dicas e aumentar ainda mais sua assertividade em seu negócio digital.

Troca de experiências

Consultores de marketing possuem uma grande vivência de mercado. Essa visão ampla pode ajudar a encontrar soluções “fora da caixa” de seu mercado.

Isso é muito comum quando estamos presos a uma ideia fixa. O consultor pode ser benéfico para trazer uma nova luz para a sua dificuldade.

Economia

Um consultor conhece muito bem o seu mercado. Ele com certeza irá apontar o melhor caminho para suas ações e estratégias de negócios.

Desde investimentos em plataformas como Facebook e Instagram, até investimentos no Google, é importante definir as estratégias corretas para evitar um gasto desnecessário em ações que não irão gerar um resultado almejado.

Análise de mercado

Bons consultores de marketing costumam manter relatórios e análises de comportamento do mercado. Essa pesquisa, também conhecida como benchmarking, é fundamental para que você possa entender qual o caminho que o mercado está tomando.

Dessa forma você sempre estará um passo à frente da concorrência.

Retorno sobre investimento (ROI)

Tão fundamental quanto saber o que significa essa sigla, é saber que isso determina quão efetivo está sendo seu desempenho digital.

Consultores especializados irão fazer você diminuir o custo do seu investimento digital e aumentar o valor de suas conversões.

Melhor opção para o marketing imobiliário = Consultoria + equipe interna

Optar pela consultoria de especialistas será o trampolim para alavancar suas estratégias de marketing digital.

Essa opção além de apresentar o melhor custo x benefício para sua empresa, fará com que os colaboradores de sua equipe de marketing estejam ainda mais preparados para os desafios que serão apresentados.

Eu tenho certeza que seus esforços para captar e apresentar as melhores soluções imobiliárias a seus clientes terão muito mais resultados.

Gostou das dicas? Quer alavancar ainda mais seu negócio? Então não perca tempo!

Meu objetivo nesse artigo foi mostrar as reais possibilidades que estão hoje batendo à sua porta.

Você possui as melhores soluções a seu cliente. Deixe que ele encontre primeiro no seu site!

Se você quiser minha ajuda para acelerar seus resultados, encurtando seus caminhos, saiba como funciona minha Consultoria de Marketing Digital Imobiliário.

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