O seu site imobiliário pode ter muito mais resultados com estratégias inteligentes do marketing digital. Saiba aqui o que é e como usar o SEO para imóveis.

Você sabia que de acordo com o Google cerca de 90% dos negócios imobiliários hoje começam na internet? Ainda segundo a empresa, os sites que aparecem primeiro nas páginas de busca recebem 67% de todos os cliques.

É isso mesmo. O jeito de vender imóveis mudou. 

Hoje não basta ser um corretor habilitado ou uma grande imobiliária. É preciso diminuir os custos com anúncios em portais e aumentar os lucros usando o Tio Google.

Para ter sucesso você precisa trabalhar o marketing imobiliário da maneira correta. Menos investimento financeiro com maior retorno em tráfego e leads.

Você sabia que as ferramentas de SEO e inbound marketing podem aumentar as visitas aos seus imóveis? Com a estratégia correta uma imobiliária pode transformar o tráfego do Google em leads e vendas.

O melhor é que você pode fazer tudo isso investindo pouco. Não é milagre, é o marketing digital para imobiliárias. 

Você deve estar se perguntando agora mesmo qual o segredo para aumentar as vendas dos seus imóveis.

O marketing imobiliário está em alta e uma das técnicas que mais se destacam é o SEO. Você sabe o que isso significa?

A sigla vem do inglês Search Engine Optimization e a tradução significa Otimização para Motores de Busca. SEO é um processo contínuo com objetivo de subir as posições das páginas de um site no Google

Neste artigo queremos ajudar você, gestor de imobiliária, a melhorar o seu site.

Novos horizontes para marketing e vendas da sua imobiliária

A internet oportuniza espaço para todos os profissionais, desde os recém chegados ao ramo até os experts. O objetivo é sempre expandir e, consequentemente, aumentar a receita.

Estando bem ranqueado nos mecanismos de busca fica muito mais fácil fazer a gestão imobiliária, entender o que seu cliente procura e quais são os imóveis mais atrativos para anúncios e negociação. Você pode usar, por exemplo, o Google Trends para acompanhar as tendências de buscas de imóveis.

Outra vantagem de utilizar o SEO para imobiliárias é entender o passo a passo dos processos de negociação, desde o atendimento inicial ao cliente até o fechamento da venda ou locação. 

Além disso, na internet você tem a possibilidade de acesso a ferramentas gratuitas muito interessantes, como o Ubersuggest, para entender quais palavras-chave são usadas nas pesquisas do Google para seu ramo de negócio.

Imagine aumentar o número de visitas orgânicas em seu site e reverter isso em dinheiro. Com as técnicas de SEO aplicadas aos imóveis isto já se tornou realidade.

Aliás, você sabe qual a diferença dos primeiros sites ranqueados no Google, Bing ou Youtube, (aqueles que aparecem na primeira página), para os que aparecem nas últimas?

A resposta é simples: os primeiros usam como estratégia as técnicas de inbound marketing.

Se por meio do marketing você consegue saber a jornada de compra de um cliente, por que não focar nisso para expandir seu lucro?

Por meio do marketing digital é possível prever o comportamento do consumidor e direcionar as pesquisas de acordo com os hábitos dos clientes.

História do SEO

O SEO nasceu para ajudar os mecanismos de busca a organizarem as páginas e os conteúdos. Essa necessidade surgiu de acordo com o crescimento e a popularização da internet.

Os mecanismos de busca, sites e a própria internet mudam constantemente, resultando nos diferentes momentos da história do SEO. A história do Search Engine Optimization pode ser dividida em 4 períodos: pré-história, industrial, renascentista e iluminista.

A pré-história teve início na década de 1990 e tem como marco o surgimento dos primeiros mecanismos de busca. As páginas eram organizadas por ordem alfabética ou de acordo com cada assunto, como acontece hoje nas bibliotecas e livrarias.

Em 1998 foi criado o Google e começou a transformação para chegar ao que temos hoje. Ao longo da evolução do Google os algoritmos de pesquisa se modificam, dando espaço a novos métodos de organização.

Na era industrial, por exemplo, começaram as buscas mais personalizadas. Foi neste período que o SEO tornou mais relevante a produção de conteúdo diferenciado de acordo com cada tipo de público.

Com o tempo os mecanismos de busca deixaram de ser novidade e os próprios usuários se tornaram mais criteriosos. Começava a era renascentista, em que a velocidade da busca por informação se destacava e era considerada um diferencial.

Por último veio a era iluminista, marcada pela inteligência artificial e uso de robôs.

Como funcionam os mecanismos de indexação

Usar o Google já se tornou algo tão rotineiro que dificilmente paramos para pensar sobre como essa ferramenta tão completa funciona.

Vamos usar o exemplo citado acima. Quando vamos a uma biblioteca ou livraria é possível encontrar títulos de categorias de livros e dentro delas, autores ordenados por gênero e iniciais do nome.

O Google faz isso, mas de forma online. Quando surgiu ele organizava o conteúdo de buscas de acordo com a relevância e os dados de cada página. Vários aspectos são levados em conta.

Se você é dono de imobiliária ou corretor de imóvel eu sugiro uma experiência muito interessante para saber como seu site está ranqueado em um mecanismo de busca.

Uma vez por semana faça um teste e se coloque no lugar do cliente. Digite no Google (ou em outro buscador) um tipo de imóvel, as características e a localização, como se você estivesse procurando um imóvel para compra ou locação. Exemplo: apartamento de 2 quartos em Balneário Camboriú para locação.

Ao fazer isso você consegue ter uma percepção do que o seu cliente vai encontrar ao pesquisar por determinado imóvel na internet, em sites de busca.

Esta ordem é resultado dos mecanismos de indexação.

Mas o que isto significa?

Isto significa que você pode perceber onde está errando. Este tipo de busca ajuda a entender que a internet possui um robô que vai fazendo a leitura de tudo o que é publicado na internet.

Os dados desta pesquisa ficam armazenados e uma inteligência artificial consegue ordenar para levar os resultados até você.  

Realizar testes e se colocar no lugar do cliente faz com que você descubra o que pode ser melhorado no seu site e quais seus principais concorrentes. Será que eles estão usando técnicas de SEO? Você não pode ficar para trás.

Você pode usar o SEMRush para espionar seus concorrentes.

E também o Hotjar para gravar os movimentos dos seus clientes dentro do site da sua Imobiliária. 

O que se ganha ao empregar-se este recurso

Acredito que tenha ficado claro que o SEO para imobiliárias vai posicionar melhor os seus imóveis no Google. Com maior visibilidade o público tende a pensar que sua imobiliária é destaque na região.

E seguindo todas as minhas dicas ela realmente será. 

E de fato, é provável que seus negócios caminhem para isso. Sua empresa se tornará referência, vai transmitir uma sensação de credibilidade e você sabe que no mercado imobiliário isso significa muito.

Com a alta concorrência, desenvolver a marca da sua empresa é essencial. 

Com um site melhor posicionado nas ferramentas de busca, o tráfego orgânico aumenta e quanto maior o número de visitantes, maiores as chances de conversão de leads e clientes.

A consequência é o aumento do lucro e crescimento na venda e locação de imóveis. Aqui entra também, dentro de uma estratégia de SEO, o inbound marketing.

Com técnicas de marketing digital imobiliário fica mais viável atender ao cliente ideal e entregar um conteúdo de qualidade de acordo com o que ele procura.

As respostas de acordo com a dúvida de cada público são entregues com o formato ideal.

O marketing imobiliário precisa estar alinhado também aos sites mobile. O SEO irá ajudar a ranquear tanto no computador de mesa quanto nos celulares e tablets.

Por isso não esqueça: deixe sempre seu site otimizado para todas as plataformas.

Como podemos utilizar o SEO em um site próprio

A descrição de cada imóvel é parte fundamental para que as estratégias de SEO tenham sucesso. Não adianta apenas ter um site imobiliário, é preciso que esse site receba visitantes e que esses visitantes sejam revertidos em leads qualificados.

Quando os clientes do mercado imobiliário criam uma conexão com o conteúdo da sua empresa o sucesso é certo. 

Isso não significa que você precise deixar de fazer anúncios pagos dos seus imóveis, mas você pode otimizar para que eles tenham ainda mais alcance.

Não perca tempo, para fortalecer suas negociações invista em conteúdo com técnicas de SEO. As ações de marketing digital podem (e devem) ser utilizadas também para elaboração de conteúdos relevantes e ricos, como por exemplo, de um blog.

Se os textos do blog que você possui dentro do seu site forem maiores do que 2000 palavras, melhor ainda. Mas preste atenção, os parágrafos sempre devem ser curtos.

Toda a descrição do site, dos imóveis e das demais páginas podem ser escritas de acordo com as palavras-chaves mais procuradas.

Além disso, não esqueça de criar um site responsivo. Ou seja, que se adapte a quaisquer tipos de resolução, sem distorções, o que fará com que sua taxa de rejeição de usuário seja baixa. Afinal, quanto mais tempo o cliente ficar na sua página, maior a probabilidade de conversão.

E é claro, não esqueça de usar meta-descrição, os breves resumos que aparecem no buscador e incentivam o leitor a clicar no seu link. 

Resumindo, saiba quais palavras ranquear em suas páginas, tenha um blog, invista em boas fotos, tenha um bom domínio e nunca publique conteúdo sem qualidade ou duplicado.

Como empregar recursos de SEO para imóveis com anúncios em plataformas de terceiros

Além do site da imobiliária é muito comum que corretores e equipes de marketing das imobiliárias anunciem em portais de terceiros. Entre esses portais posso citar o OLX, ImóvelWeb, Zap Imóveis, Viva Real, entre tantos outros disponíveis no mercado.

O gestor pode usar estes anúncios junto com ferramentas de SEO e se destacar dos concorrentes, mesmo em plataformas pagas de terceiros. A maioria destes portais permite, ainda, a integração com as páginas do seu site.

Com a integração fica ainda mais fácil realizar o trabalho de marketing digital. O corretor ou o setor de marketing poderão escrever o anúncio otimizado apenas uma vez. Depois basta compartilhar

A vantagem dos portais imobiliários é que eles já são uma autoridade no meio. Aqui vale chamar a atenção já no título do anúncio.

Mas existe uma dica essencial para se fazer isso bem: produzir conteúdo relevante. Invista no maior número possível de fotos profissionais em alta qualidade.

Faça vídeos completos dos condomínios (se houver), do bairro e do imóvel anunciado pela sua equipe de marketing digital ou de corretores.

Quanto mais informações descritas, maiores as chances dos imóveis da sua imobiliária estarem entre os primeiros dentro dos portais.

Como consequência você terá um maior tráfego. 

Aposte no SEO para imóveis da sua imobiliária também

Agora que você, gestor imobiliário, já sabe a importância do SEO para o aumento das vendas, das locações e sucesso do seu negócio. É preciso implementar.

Não tem mais desculpa pra perder tempo com estratégias erradas, anúncios pagos ou ações que não vão converter em vendas.

Foque no que realmente importa. E eu estou aqui para te ajudar nisso.

Não basta fazer, é preciso fazer com estratégias e otimização de resultados. 

Eu tenho um exemplo perfeito para provar a diferença que uma boa estratégia de marketing imobiliário pode fazer para alavancar um negócio. Dentre os meus casos de sucesso está um que me orgulha muito. 

Presto consultoria para uma imobiliária de Balneário Camboriú que trabalha com imóveis de alto padrão e em 8 meses as visitas diárias ao site desta imobiliária saltaram de 100 para 60 mil visitas mensais. Nem preciso dizer o que possibilitou este crescimento, você já deve estar imaginando.

É isso mesmo: ações de marketing digital, entre elas as ferramentas de SEO e inbound marketing. É possível sim transformar definitivamente seu negócio, aumentar suas vendas, treinar sua equipe para o sucesso.

Mas eu já aviso a você: os algoritmos do Google e de outros sites de busca mudam constantemente e, portanto, é preciso estar sempre atento a essas mudanças. São incluídas novas diretrizes e modificadas as pré-existentes.

No mundo do SEO e do marketing digital nada é estático, principalmente o marketing imobiliário. Eu estou sempre estudando para levar aos meus clientes os melhores conceitos e as melhores práticas.

Teste o seu site na minha ferramenta de SEO para imobiliárias

Se você ficou interessado em saber mais sobre SEO para imóveis eu te dou uma sugestão. Neste link eu disponibilizei uma ferramenta de otimização SEO para sites  imobiliários. É bem fácil de usar e totalmente gratuita. 

Para te ajudar eu criei uma maneira de mostrar a você uma análise do seu site imobiliário, no qual você gera um relatório de problemas encontrados nas suas páginas da web. Desta forma fica muito mais fácil trabalhar com direcionamento e conteúdo relevante.

Teste seu site agora mesmo e nos conte o que achou!

 

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