O objetivo de uma imobiliária é a venda e locação de imóveis, certo? Se essas vendas e locações forem realizadas com o menor investimento possível, melhor ainda! Se você é gestor imobiliário e quer saber como melhorar os seus resultados com o menor investimento possível, continue comigo e se surpreenda.

Geralmente um site imobiliário tem a pauta de imóveis disponíveis para que o cliente possa navegar e escolher o mais atrativos de acordo com o que ele procura.

Mas esse modo de trabalhar é padrão entre seus concorrentes. E agora, o que fazer para se diferenciar?

Existe outra maneira de atrair compradores e vender imóveis que tem se mostrado eficiente no mercado imobiliário. Isso tudo com pouca demanda de investimento.

O marketing de conteúdo é utilizado entre as imobiliárias que querem se destacar no mercado e se tornar referência na área.

Como uma das ferramentas do inbound marketing, conta com o apoio de outras estratégias das quais, por exemplo, faz parte o SEO. É parte fundamental de um bom plano de marketing digital e pode transformar as vendas e a geração de leads de uma imobiliária.

Por que se prender a apenas um modelo padrão de marketing quando você pode atrair milhares de clientes?

Com técnicas de SEO, o inbound marketing consiste na elaboração de conteúdo especializado e relevante sobre o mercado imobiliário.

Mas nem só de conteúdo técnico ele é feito. Podem ser explorados temas correlatos com o dia a dia da cidade, da região, dos imóveis da sua pauta, entre outras opções interessantes.

O que é marketing de conteúdo

A principal característica do inbound marketing é usar o conteúdo como forma de atração de clientes e de fortalecimento da marca. Não basta oferecer o produto, é preciso oferecer e vender a informação.

E isso é feito por meio de produção de conteúdo especializada. Por exemplo, se você tem uma imobiliária, é preciso ir além do que já é feito, não apenas oferecer imóveis.

Você pode produzir conteúdo sobre os melhores restaurantes daquela região, as caraterísticas da cidade em que seu imóvel está localizado, quais os melhores bairros para moradia, quantas escolas a cidade possui, entre outras informações.

Vou falar mais sobre isso adiante.

Ao mesmo tempo, sua imobiliária também pode escrever sobre novas regras de financiamento, qual o banco com os menores juros e como financiar um imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Isso é o marketing de conteúdo.

Apesar de ter uma abordagem ampla e atrair muitos clientes, a produção do conteúdo deve partir do princípio de que você está falando para o seu público-alvo e persona.

Seja referência, seja diferente, não invista em mais do mesmo. É preciso entender que o jeito de vender imóveis mudou e é possível ter sucesso com o auxílio do mundo virtual.

Você deve estar se perguntando, mas como eu vou fazer essa produção de conteúdo? Vou precisar contratar uma agência de marketing imobiliário?

Depende. Aqui você tem duas frentes de trabalho. Pode montar uma equipe interna de marketing digital ou procurar uma agência especializada em inbound marketing. Eu sugiro que você faça os dois: contrate uma agência e também monte uma equipe interna.

Como aplicar Marketing de Conteúdo na sua Imobiliária

Agora você já sabe que para se diferenciar das imobiliárias ou construtoras concorrentes precisa fazer um bom planejamento de marketing digital e, principalmente, trabalhar com marketing de conteúdo.

O inbound marketing pode ser realizado como parte de um conjunto de ações estratégicas. Não existe certo e errado, é preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis.

Repito: sempre pensando no público que você quer atingir. Afinal, cada ferramenta tem uma particularidade e um tipo de persona que a consome.

Um ponto importante é o fato do conteúdo ajudar a sua imobiliária a captar leads de acordo com o tipo de imóvel que você pretende vender. Este lead estará procurando por informações complementares e, desta forma, chegará até você.

Por isso seja qual for a mídia que você escolher para as ações de inbound, tenha em mente que as publicações precisarão ter constância.

Se você não atualizar os conteúdos com certa frequência poderá perder credibilidade e desfazer todo um trabalho consistente e planejado.

E claro, se você atrair o cliente, esteja preparado para atendê-lo e nutrir esta relação. Veja abaixo uma lista que fiz com 3 ferramentas online que você pode publicar seu conteúdo.

Blog

O blog é uma das ferramentas mais completas para que você consiga trabalhar com textos longos, conteúdos mais profundos e que demandem mais conhecimento. Com ele é possível trabalhar também o link building.

Existem várias plataformas que permitem incluir um blog dentro do site principal da sua imobiliária. Assim ele se torna acessível ao cliente de maneira fácil e rápida, enquanto o comprador navega entre seus imóveis.

Entre as maiores vantagens da criação de um blog está a utilização do SEO para melhor ranquear o seu site no Google. Isso porque é possível otimizar os conteúdos produzidos e potencializar os resultados do inbound marketing nas ferramentas de busca.

Redes Sociais

As redes sociais são amplamente utilizadas pelos consumidores. Por que não tirar proveito disso para promover os seus imóveis e o seu conteúdo? Todas as ferramentas são bem-vindas.

Mas não esqueça de verificar no seu planejamento de marketing quais as redes utilizadas pelo seu público-alvo. Caso contrário você não estará produzindo conteúdo relevante para converter leads em compradores.

Aqui o trabalho desenvolvido pode incluir imagens, dicas e textos menores, principalmente para o Facebook e Instagram.

As técnicas de SEO devem ser igualmente utilizadas, porém com um formato de conteúdo mais objetivo. Não esqueça: os temas também devem ser escolhidos de acordo com o público-alvo que irá consumir.

O engajamento nas redes sociais diz muito sobre a sua estratégia. Ter o público interagindo com as publicações da imobiliária é um forte indicativo de que seu inbound marketing está tendo um impacto positivo sobre os clientes.

Guia da sua Cidade

Aqui vale aprofundar os conteúdos que possam agregar valor aos imóveis vendidos. O ideal é que seja realizada uma descrição da cidade ou região em que aquele imóvel está inserido.

Quando uma pessoa está de mudança para outra região é comum que busque informações relevantes como bairro, escolas, hospitais, universidades, segurança, entre outros aspectos. É o que eu chamo de conteúdo de topo de funil.

Aproveite e faça um guia de conteúdos sobre a sua cidade. Fale sobre os melhores restaurantes, a infraestrutura, os índices populacionais relacionados à saúde e à violência. Faça mais do que apenas oferecer um imóvel, mostre as vantagens de morar naquele local.

Este conteúdo pode ser produzido de várias formas. Pode ser um artigo, um post, um podcast, um ebook, um aplicativo, um site, uma página no site da imobiliária, entre outras opções.

Tudo depende do investimento que a imobiliária deseja fazer no inbound marketing.

Inbound marketing pode ser utilizado também para a elaboração de listas. Como por exemplo: os 5 melhores restaurantes da cidade X; ou então, Conheça os 3 melhores bairros para moradia na cidade Y. E por aí vai.

Marketing de Conteúdo x Mídia Paga

Qual a melhor prática a ser adotada pela sua imobiliária: trabalhar com inbound marketing ou com links patrocinados?

Esta é uma dúvida recorrente entre meus clientes. Para mim o mais importante é trabalhar com o marketing de conteúdo, mesmo que você também faça investimentos em mídia paga.

Primeiro gosto de ressaltar que entre as vantagens do marketing digital está a possibilidade de mensurar os resultados de forma mais eficiente.

No mundo online é possível criar um funil de vendas que trabalhe com a captação de leads. Os resultados das estratégias de marketing adotadas serão revertidos em vendas, por sua vez gerando o crescimento da imobiliária.

Aqui é fundamental que você já tenha um público definido para cada tipo de ação.

Por exemplo, se você quiser investir em mídia paga precisa saber qual o seu público, que tipo de conteúdo ele consome e em quais mídias sociais ele está presente. Sua persona consome notícias em portais? Que persona prefere Facebook e Instagram?

Tenha isso bem definido para que você não desperdice dinheiro. Afinal, toda otimização resulta em lucro.

Marketing de Conteúdo: Baixo investimento

Como falei neste artigo, entre as principais vantagens do marketing de conteúdo está o baixo investimento inicial com alto retorno. Trabalhando com as técnicas corretas de SEO é possível ter excelentes resultados, como um bom ranqueamento no Google.

Sempre indico aos meus clientes que mesmo que trabalhem com mídia paga, utilizem bem o inbound marketing.

Por que não unir o útil ao agradável?

Retorno exponencial

A partir do momento em que o marketing de conteúdo atrai visitantes para o seu site, significa que a sua imobiliária está no caminho certo.

E mais que isso: quando os primeiros negócios forem fechados todo investimento inicial terá valido a pena.

Quando os resultados começam a aparecer é possível perceber o aumento do número de visitas ao seu site, o aumento na captura de leads e o aumento da conversão.

Trata-se de um número tangível e essencial para a mensuração das campanhas de marketing digital dos seus imóveis.

Ou seja, o retorno do marketing de conteúdo é palpável, mesmo que possa ser menos imediatista do que, por exemplo, uma mídia paga.

Agregar valor ao público

Já falei um pouco sobre a credibilidade que o marketing de conteúdo pode atribuir a uma imobiliária. Tornar-se uma referência na área é, com certeza, uma excelente maneira de agregar valor junto ao público.

Um cliente que busca uma imobiliária séria para comprar uma casa, por exemplo, dará prioridade para aquela que passar mais segurança.

E quando se trabalha com pessoas e com os investimentos do outro, transmitir segurança é fundamental.

Mídia Paga

A mídia paga pode ser um complemento ao inbound marketing na estratégia digital da sua imobiliária. Ela, sozinha, tem como objetivo aumentar o alcance do seu negócio na internet, ou seja, tornar a sua imobiliária ou um imóvel específico mais conhecido.

Isso ocorre em um intervalo de tempo menor do que o inbound marketing. Como o próprio nome já diz, você irá pagar para que os clientes cheguem até você. Eles não chegarão de forma orgânica, ou, se chegarem, será em uma escala muito menor.

A mídia paga pode ajudar na sua estratégia de conteúdo. Mas o ideal é que não seja implantada aos seus imóveis de forma isolada.

Digo isso porque os investimentos nos chamados links patrocinados, por si só, não são garantia de retorno.

Alto investimento

O fato de você investir em mídia paga significa que seus imóveis terão mais alcance, mas não que a sua imobiliária irá fechar mais negócios. Hoje a própria maneira de investimento em mídia paga mudou.

Agora é possível mensurar os resultados de forma mais palpável, sendo possível identificar, inclusive, quais canais e quais anúncios funcionam mais em detrimento a outros.

Antigamente a mídia paga se limitava a televisão, jornal impresso, rádio e revistas. Em tempos de internet, a abrangência se tornou muito maior, substituindo inclusive os anúncios pagos nos meios de comunicação tradicionais.

Na mídia paga os resultados são diretamente proporcionais ao valor investido pela sua imobiliária. Para que você tenha um alto resultado será preciso investir um alto valor. A partir do momento que o investimento parar, os resultados também irão congelar.

É por isso que insisto que esta forma de marketing isolada, dependendo do seu objetivo estratégico, não é eficiente.

Conclusão: Foco no conteúdo de qualidade

Se você leu este artigo até aqui já entendeu a importância, para a sua imobiliária, de um planejamento estruturado de marketing digital voltado ao conteúdo.

Invista em um conteúdo rico, utilize técnicas de SEO e torne a sua imobiliária uma referência de mercado.

Construa um conteúdo que aproxime você do seu cliente. Ganhe a confiança do consumidor e transforme leads em negócios.

O inbound marketing vai permitir que sua imobiliária ganhe credibilidade e tenha um volume maior de vendas fechadas.

Ficou com dúvidas ainda de como introduzir estratégias de Marketing de Conteúdo na sua imobiliária? Então deixe seu comentário aqui e vamos conversar!

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