A maioria das Imobiliárias e Construtoras já se convenceram de que o melhor caminho para escalar as vendas de imóveis e empreendimentos é a internet. Nesse contexto, faz toda a diferença ter uma equipe de marketing para imobiliária ou construtora bem estruturada.

O mundo agora tem o poder de alcançar o público através de websites e redes sociais.

Provavelmente, se você chegou até aqui, é Diretor de uma Imobiliária, de uma Construtora, ou trabalha com alguma delas.

Você também deve saber que 90% de seu público faz pesquisas diárias na internet.

Já se perguntou o que ele vai encontrar de informações sobre você ou seu concorrente?

Pode parecer bobagem, mas seus clientes podem estar indo “bater na porta” do seu concorrente porque encontrou a porta da sua loja trancada.

Antes que você fique preocupado, é claro que estou fazendo uma analogia. Mas você já se perguntou como está a vitrine e as portas de seu negócio digital?

Assim como você mantém a fachada de sua loja física sempre limpa e comunicativa, é muito importante manter também a mesma estratégia em sua loja online.

Nesse artigo eu vou te dar dicas infalíveis para manter seu clientes dentro de sua loja, bem como atrair novos negócios digitais para sua imobiliária.

Quando você precisa trocar uma lâmpada em sua imobiliária, você chama um eletricista. Da mesma forma que se quiser pintar a fachada de sua loja, chamará um pintor.

Para atrair novos clientes para seu site, você precisa contar com a ajuda de um time de especialistas em negócios digitais. Além de atrair mais público, podem fazer suas páginas figurarem entre as primeiras posições do Tio Google.

A importância de estar bem rankeado no Google

Você pode me perguntar: mas vale realmente a pena estar entre as primeiras posições de pesquisa do Google?

Eu posso te responder sem medo, vale sim! Para se ter uma dimensão, mais de 92% das pesquisas realizadas na internet, estão centralizadas no Google. Dessas, os 5 sites mais bem ranqueados recebem mais de 67% dos cliques.

Ou seja, se a sua loja não está recebendo esse público, alguém está. E esse alguém pode muito bem ser seu concorrente.

Eu posso até imaginar que você, nesse momento, deve estar pensando em como pode reverter essa situação. A parte positiva dessa história é que, possuindo uma equipe estratégica e especialista, você logo fará parte desse seleto grupo de líderes de cliques.

Terceirizar ou montar um time interno?

Essa pergunta é mais comum que você pensa. Afinal, quais as vantagens de possuir um time exclusivamente para gerir suas demandas digitais?

Tenho que admitir que contratar uma agência que se ocupa exclusivamente em gerir negócios digitais parece a melhor solução. Afinal de contas, eles poderão lhe apresentar as melhores alternativas para encurtar seu caminho ao sucesso digital.

Mas deixe eu te perguntar uma coisa.

Assim como em minha empresa, acredito que seu negócio possua uma bela história para contar, correto? Acredito também que sua missão e seus valores sejam algo que seus colaboradores já assimilaram e vivem por eles, acertei?

Sim, assim como uma pessoa, sua empresa também possui uma essência. Uma espécie de alma. Por mais que terceiros tentem entender e assimilar, somente quem vive de fato é capaz de traduzir isso em negócios.

Por mais que sua estratégia esteja bem montada, se o seu negócio não possuir o seu próprio DNA, ou sua “alma”, a possibilidade de insucesso é real.

É por isso que você está lendo esse artigo: você entende que seu negócio possui uma alma e quer transmitir isso a seu público!

Um time interno diminui custos e desenvolve estratégia e operação de Marketing de forma personalizada para o seu negócio e este conteúdo tem como objetivo auxiliá-lo a estruturar uma equipe interna de Marketing Digital dentro da sua empresa.

Objetivos

Tudo bem, eu sei que chegamos a conclusão que atrair mais clientes para seu negócio digital, pode aumentar significativamente suas chances de aumentar seu faturamento.

Mas você pode ficar surpreso em saber que existem diversas formas de conseguir chegar a esse resultado. E eu vou te mostrar agora.

Uma das formas de aumentar seu negócios é investir na geração de LEADS. Mas o que isso significa?

Um lead é um potencial consumidor que foi atraído para seu site e demonstrou interesse em fazer negócios com sua imobiliária.

Se você cuidar com carinho desse contato, e ele sentir a confiança necessária em sua plataforma, são grandes as chances de concretizar seu negócio.

Outra forma de utilizar sua plataforma para gerar resultados é fortalecer sua marca como uma referência no segmento. Mas como?

Uma das formas mais comuns é apresentar conteúdo relevante a respeito daquilo que você oferece. Traduzindo: se você possui um terreno à beira-mar, não seria interessante seu cliente saber quais os melhores restaurantes, ou mesmo quais os indicadores da cidade a fim de ter a certeza de que está fazendo um bom negócio?

Se você entregar conteúdos que vão além das expectativas dele, com certeza estará conquistando a sua confiança e atrelando a sua marca à soluções concretas.

Você pode optar por manter um canal exclusivo de pós-vendas em seu site. Afinal de contas, a maioria de seus clientes não está simplesmente comprando um imóvel,  está adquirindo um sonho.

Manter esse sonho é muito importante, e a melhor forma é por ter um pós-vendas eficiente e atencioso.

Por onde começar

Se você já percebeu que montar um time interno para estruturar seus negócios de marketing digital, acho que é hora de avançarmos um pouco em seu projeto.

O seu pessoal deve trabalhar em algumas ou todas essas frentes:

  • Redes Sociais
  • Investimentos no Facebook Ads
  • Investimentos no Google Ads
  • Inbound Marketing
  • Produção de Conteúdo
  • Vídeos
  • Automação de Marketing
  • SEO
  • Análise de Conversão (CRO)

À primeira vista isso tudo deve parecer grego para você, porém, posso te afirmar que grande parte do sucesso de seus negócios vai passar por uma boa construção dessas ferramentas.

Planejamento

Para iniciar seu Planejamento, você deve se fazer as seguintes perguntas:

  • Quanto sua empresa investe em Marketing e quanto está disposta a investir?
  • Quais são os objetivos de negócio? VGV mensal? Venda total de um lançamento?
  • Quais são as nossas prioridades agora como empresa?
  • Quais são nossas expectativas,  “nossas prioridades atuais”?
  • Quais são os projetos que precisam ser iniciados agora?
  • Precisamos de alguém para criar e liderar o desenvolvimento da área?
  • Quem vai executar as estratégias?
  • Quais são as ferramentas necessárias?

Tendo as informações acima bem claras, você terá uma dimensão de onde seu negócio digital está hoje e onde gostaria de chegar.

A grande maioria dos negócios mal sucedidos na internet se dá justamente pelo fato de não se ter clareza de qual o posicionamento, ou mesmo quais investimentos serão disponibilizados.

Metodologia PDCA

Até aqui você já entendeu que manter seu comércio digital bem organizado e pronto para receber seus clientes é fundamental.

Te mostrei também que manter a alma de seu negócio é fundamental. Por isso, manter um time próprio para gerir seu negócio de marketing digital pode ser de grande valia em sua relação custo x benefício.

Mas de nada adianta se você não souber onde está e aonde quer chegar. Por isso as perguntas anteriores são tão importantes.

Agora que você já possui diversos ingredientes desse bolo, que tal uma ajuda para organizar todas essas ideias?

Uma das minha formas preferidas de organizar as atividades de marketing é utilizar o método PDCA.

Vamos lá, deixa eu te explicar um pouco mais do que se trata.

Criado na década de 20, mas popularizado apenas na década de 50, esse método consiste em 4 passos:

PDCA: Plan (Planejar) – Do (Fazer) – Check (Checar) – Act (Agir).

PLAN

Na fase de planejamento, você vai envolver as questões que conversamos um pouco acima, como estabelecer todos os seus objetivos e metas a serem alcançados.

Nesse ponto, é fundamental que você tenha bem em mente aonde quer posicionar seu negócio digital.

DO

Na fase do fazer é a hora de botar a mão na massa! É quando os profissionais de sua empresa entram em cena para dar show.

Se as coisas não fluírem conforme o desejado, não tenha medo de recomeçar a fase de planejamento novamente.

CHECK

A fase de checagem é muito importante. Para que ela faça sentido, é fundamental que você tenha um painel de indicadores bom e robusto para acompanhar os números do seu negócios.

Anote essa frase e leve como um mantra para sua vida de negócios: Se não se pode medir, não se pode gerir!

ACT

Se você conseguiu chegar até aqui com sucesso em todas as fases anteriores, meus parabéns! Você já tem um plano de negócios em ação.

Agora basta você agir, implementando esse modelo como padrão para seu negócio digital.

Metodologia PDCA – Mercado Imobiliário

Ações de Marketing Digital possíveis

Agora que você já tem uma panorama de seu negócio, já entendeu seus objetivos, já possui um planejamento e inclusive utiliza uma metodologia de acompanhamento de resultados, é muito importante saber que sua equipe possui uma infinidade de possibilidades e ações a executar em sua empresa.

Claro que cada região possui as suas peculiaridades. Porém, com critério e pesquisa, você logo saberá quais estratégias irão converter mais em resultados para sua empresa.

Vou elencar abaixo algumas das estratégias que você e seu time de elite podem debater para implementar em seu negócio de marketing imobiliário.

Estratégias para equipe de marketing implementar em sua imobiliária ou construtora

  • Geração de Leads
  • Email Marketing
  • Produção de Conteúdo
  • Realizar vendas com Marketing Digital
  • Otimização na produção de conteúdo
  • Frequência de materiais criados
  • Criação de campanhas para todas fases da jornada de compra
  • Qualificação de Leads
  • Definição e análise de metas
  • Integração entre Marketing e Vendas
  • Jornada de compras automatizada
  • Análise de canais de aquisição
  • Monitoramento de Leads Qualificados
  • Otimizações de SEO
  • Ser autoridade em seu assunto
  • Fidelização de clientes automática
  • Configuração de Marketing BI
  • Experimentos de growth hacking
  • Revisão de boas práticas em cada canal: Buscar e implantar as práticas mais avançadas e atuais em cada canal de geração de Leads
  • Produção de conteúdo segmentado: Aumentar o alcance e a eficiência dos conteúdos com base na revisão das personas criadas
  • Workflows de Customer Marketing: Criar workflows de relacionamento específicos para clientes, com objetivo de retenção e entrega de sucesso
  • Processo de análise de Sales Ops: Criar um processo de análise que traz feedback ao marketing para atualizar Lead Scoring e metas
  • Automações para oportunidades perdidas: Criar automações para tratar diferentes causas de oportunidades perdidas ao longo do funil

Sim, a lista é realmente extensa, mas como falei anteriormente, estude o seu mercado e entenda de fato quais estratégias farão mais sentido para você.

Gestão de Pessoas 

Até agora já passamos por diversos campos e acredito que você percebeu que o mercado de marketing imobiliário possui uma vasta lista de opções.

Uma das dúvidas mais comuns que eu recebo é que tipo de profissionais são mais indicados para gerir o negócio.

Um time de marketing digital deve ser formado por profissionais que se complementam em termos técnicos. São eles:

  • Redatores
  • Programadores
  • Designers
  • Publicitários
  • Vídeo Makers
  • Analistas de SEO
  • Analistas de Mídia Paga
  • Especialistas em Email Marketing

Você deve estar se perguntando: Eu preciso de tantos profissionais assim mesmo?

Voltando ao planejamento, você deve conhecer bem o seu terreno de atuação. Um início de projeto talvez demande menos esforço de recursos humanos. Talvez alguns dos nichos possam ser terceirizados.

Mas a partir do momento que você notar o crescimento exponencial de seus negócios digitais, vai entender que possuir especialistas nas mais variadas modalidades irá gerar um ganho muito grande em otimização de tempo, além de conversões mais assertivas.

Resumindo, o valor de seu investimento será consideravelmente baixo em relação aos ganhos que sua empresa receberá.

Rotatividade de profissionais

Você que ocupa o cargo executivo de sua imobiliária ou construtora deve saber muito bem os custos da alta rotatividade de profissionais.

Nesse cálculo eu nem estou mensurando apenas os valores em dinheiro, mas também os custos com relação a capacitação dos profissionais.

No mercado digital, isso não é diferente. Não raro vemos a dança das cadeiras agitar os bastidores desse segmento.

Mas é possível driblar essa condição de mercado e manter seu time unido pelo seu ideal? A resposta é sim! Como qualquer outro segmento, os profissionais de marketing possuem gatilhos para manter seu engajamento.

Uma das maneiras de mantê-los engajados é criar bonificações por objetivos alcançados. Para fazer isso de maneira justa e coerente, é fundamental possuir indicadores de trabalho sólidos e transparentes.

Até porque, se não se pode medir, não se pode gerir! 

Pensando nisso, proponha happy hours com seus colaboradores em caso de metas atingidas. Comemorar bons resultados, além de ser uma excelente maneira de vibrar energias positivas, demonstra o reconhecimento por metas atingidas.

Outra excelente maneira de manter seus profissionais engajados, é providenciar a sua participação em cursos e eventos do seu segmento. Isso, além de demonstrar que a empresa aposta no seu potencial, o colocará em contato com outras pessoas do segmento que contribuíram com aprendizagem e novos resultados para seus negócios!

Esteja pronto para o novo milênio! 

As mudanças no mundo não vem mais a cavalo, elas vem a jato. O que hoje é tendência, amanhã é obsoleto.

Meu objetivo nesse artigo foi mostrar as reais possibilidades que estão hoje batendo à sua porta.

Se você quiser minha ajuda para acelerar seus resultados, encurtando seus caminhos, saiba como funciona minha Consultoria de Marketing Digital Imobiliário.

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