como anunciar imóveis no facebook

Hoje mais de 90% das Imobiliárias investem no Facebook. Assim como os classificados em jornais impressos e portais imobiliários online, o Facebook já começa a se tornar um canal muito concorrido de comunicação para as empresas anunciarem seus imóveis.

Nos próximos anos, ainda é possível extrair muito resultado do Facebook, principalmente através dos anúncios pagos da plataforma do Facebook Ads, onde é possível anunciar em diversos espaços.

 

O Facebook como ferramenta para o marketing digital imobiliário

Ainda que não seja simples vender um imóvel pela internet, ela é de grande ajuda na hora de localizar e identificar os usuários que podem ser clientes em potencial e se comunicar com eles através de anúncios qualificados, como o que falamos anteriormente.

Hoje, vamos apresentar as principais possibilidades que o Facebook fornece para que você faça o melhor uso do marketing digital imobiliário e aprenda a anunciar imóveis na plataforma.

 

Dicas de como anunciar imóveis no Facebook

O grande diferencial do Facebook para anunciar seus imóveis é a base de usuários ativa que eles possuem. São bilhões de dados coletados relacionados ao comportamento dos usuários e o que eles buscam durante seus acessos na rede.

Mesmo alguns dados básicos como nome, idade, localização e interesses já são de extrema importância para conectar as marcas com o seu público ideal. As listas de dados do Facebook são bem detalhadas e podem afunilar, até encontrar perfeitamente o público com o qual se deseja falar.

 

  • Um estudo de marketing realizado anteriormente é fundamental para escolher o target certo para o seu negócio

 

Dica:  Se você tem, por exemplo, um imóvel com bom custo e facilidades de pagamento, bem localizado, próximo a estações de metrô, com infraestrutura perfeita para quem deseja morar mais perto do trabalho, que tal falar com casais recém-casados, entre 25-35 anos, de ambos os sexos e com interesses em moradia, decoração, lojas de móveis, etc?

Esse é apenas uma das segmentações possíveis para uma melhor comunicação com seu cliente. Entender com quem se deseja falar é o primeiro passo antes de colocar o seu anúncio na internet.

Uma boa estratégia é realizar uma Pesquisa de Satisfação com seus últimos clientes e entender quem são, seus hábitos e suas motivações de compra e aplicar essas informações em suas campanhas.

 

  • Entenda bem o seu público

 

Quando se escolhe um público definido no lugar de atirar para várias direções, você está escolhendo falar diretamente com pessoas que tiveram algum tipo de interação em temas relacionados ao seu segmento de atuação.

É preciso estar de olho nos variados perfis que existem quando o assunto é a conquista de um novo imóvel. Nem todos são alvo para bens de luxo ou imóveis de alto padrão. Nesse caso, a segmentação precisa ser mais fechada pois se trata de um público bastante nichado no Brasil.

No mercado imobiliário é interessante diversificar aos poucos. Ou seja, se você não tem uma grande estrutura, a minha opinião é que não se deve abranger uma grande região.

Dica: Assim fica mais fácil atender bem pessoas determinadas que por exemplo querem comprar apartamentos de frente para o mar, ou alugar uma casa para temporada, comprar uma moradia para família ou fazer um investimento imobiliário em loteamentos. São diversos exemplos.

Saber quem você atende, antes de saber o que você vende, é essencial.

 

  • Faça teste de campanhas menores

 

Anunciar no Facebook é fácil e você pode explorar isso fazendo pequenas campanhas primeiro, com investimentos menores para testar se funciona bem para o que você deseja.

Faça um recorte menor de público e coloque algum anúncio para rodar na timeline dos usuários. Menos investimento quer dizer menos pessoas impactadas, mas lembre-se: melhor um teste pequeno antes, do que um investimento alto com nenhum retorno, pois você ainda está aprendendo a lidar com a plataforma.

Dica: Anúncios para mobile são essencialmente mais baratos. Os e-commerce pagam caro pelos espaços de Desktop para converter compras imediatas.

Para gerar tráfego para seu site imobiliário e/ou anunciar seus imóveis, utilize em sua maioria de anúncios somente para mobile.

 

  • Aproveite bem as CTAs

 

O Facebook tem alguns CTAs, sigla para “Call to Action”, que em português chamamos como “botões para ação” ou “botões de ação”.

Esses botões de ação são pequenas chamadas para o objetivo daquele anúncio. Dentre as opções pré-definidas que a rede social disponibiliza para seus anunciantes, estão as seguintes: saiba mais, cadastre-se, baixar, fale conosco, comprar agora, reservar agora e assistir ao vídeo. Essas opções aparecem no momento da criação do seu anúncio.

Para escolher a opção correta no seu negócio, é importante pensar no que você vai veicular. Se for redirecionar o usuário para uma página mais completa com informações ou um artigo sobre determinado assunto, utilize o botão “saiba mais”.

Se deseja direcionar para uma página de contato com formulário, chat ou número de telefone para contato, utilize “fale conosco”. Essa opção é ideal quando se quer comunicar ao usuário que alguém estará esperando o contato dele caso precise de alguma informação, pois os termos indicam que alguém irá auxiliá-lo e isso gera mais aproximação do usuário com a marca.

Dica:  Se você quer montar um banco de dados pessoal e pretende utilizar a estratégia de “presentear” o seu público com alguma novidade, conteúdo exclusivo ou informação importante futura, utilize o CTA “cadastre-se”. Essa escolha é ótima para vídeos de dúvidas frequentes, newsletters, e-mails com descontos, convite para eventos, entre outros.

Cada botão tem um objetivo. Realize testes sempre que possível.

 

  • Vincule sua conta ao Facebook Ads

 

Para começar a criar seus anúncios de imóveis no Facebook, você precisará vincular a sua conta ao Facebook Ads. É necessário antes que se tenha um perfil corporativo/empresarial.

Na hora de criá-lo, escolha entre “negócio” ou “marca”, segmento do perfil, foto para avatar que pode ser pessoal ou logotipo, uma descrição breve e certeira sobre o seu serviço e, por fim, um botão de ação. Feito isso, é preciso utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, ferramenta responsável pelo registro dos anúncios de marketing digital.

Pronto! Você está preparado para criar seus próprios anúncios de Facebook e atingir um público muito mais qualificado através deles. No detalhamento dos anúncios é possível escolher o texto que você vai utilizar e as imagens que vão destacá-lo na linha do tempo dos seus potenciais clientes. O padrão de campanha que pode ser criada no Facebook exige um título, uma breve descrição e CTA. É possível ver uma prévia antes de colocar a campanha para rodar.

Dica: Use o business.facebook.com

 

Agora é com você!

Com tudo isso em mente, coloque a mão na massa e teste diferentes combinações de anúncios e botões de ação para descobrir o que melhor atende às suas necessidades e gera maior conversão.

As ferramentas são grande aliadas, mas não dispensam o planejamento prévio do que você deseja. Para recapitular o assunto, divida a criação dos seus anúncios de marketing digital imobiliário em 3 etapas.

  1. Tenha claro o objetivo da campanha; (qual passo você quer que o cliente dê?)
  2. Defina o seu público de forma mais detalhada;
  3. Mensure todos os seus resultados.

Você verá que o acompanhamento diário de resultados é o melhor termômetro para entender se suas campanhas estão indo bem e onde você pode melhorá-las.

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