automação de marketing no mercado imobiliário

A automação de marketing no mercado imobiliário já é uma realidade. Está pensando em automatizar os processos  da sua imobiliária, mas está com dúvida de como funciona?

Fica comigo, que eu vou te mostrar o porquê essa pode ser uma ótima alternativa para o seu negócio!

Automação de marketing no mercado imobiliário: uma possibilidade?

Muito tem se falado sobre a automação do marketing como o grande futuro do mercado digital e a oportunidade que ela proporciona aos mais variados segmentos de mercado.

No entanto, quando pensamos no termo “automação”, nos vem à mente um mecanismo robótico, responsável por manter a ordem e agilizar o processo de grandes produções em fábricas.

Embora a visão industrial esteja equivocada quando o assunto é marketing digital para imobiliárias, o princípio da automação ainda é o mesmo: agilizar processos e tornar a rotina mais assertiva, gerando resultados melhores e sem perdas no seu decorrer.

Cada dia mais, o mundo comercial tem necessitado de ferramentas capazes de tornar o cotidiano das equipes menos desgastante e garantir que os objetivos sejam atingidos com maior agilidade.

5 vantagens da automação de marketing no mercado imobiliário

Para que você consiga entender um pouco das vantagens da automação de marketing, elenquei aqui 5 vantagens da sua aplicação:

1. Possibilita nutrir melhor os leads que ainda não decidiram adquirir seu produto

Nem todas as pessoas que acessam o site do seu negócio necessariamente vêm o seu produto como a solução de um problema.

A automação de marketing possibilita criar fluxos de nutrição destes leads com informações que sejam relevantes de acordo com a etapa do funil de vendas em que se encontram.

2. Eficiência na condução dos clientes às etapas finais do funil de venda

Sabe-se que apenas uma pequena parcela das pessoas que acessam o seu conteúdo, chega de fato a adquirir o produto final que você tem a oferecer.

Com a automação do marketing da sua empresa é possível criar mecanismos que conduzam melhor a sua audiência pelo funil de vendas até a decisão de compra.

3.  Melhor comunicação com a sua persona

A automação de marketing favorece a comunicação com o seu cliente ideal, possibilitando a disponibilização de conteúdos que sejam relevantes a eles, fortalecendo a imagem da sua marca e tornando-a uma autoridade no ramo.

4. Qualificação dos leads

Com a automação de marketing, você será capaz de qualificar cada um dos leads gerados, e identificar se realmente estes leads se aproximam do que você acredita ser seu cliente ideal e se vale a pena o investimento.

5. Aumento da produtividade da sua equipe de venda

Como receberá um lead muito mais qualificado, sua equipe de vendas será capaz de agir com assertividade perante aqueles que realmente são os clientes ideais do seu negócio, evitando que você perca dinheiro e tempo com leads que não se adequam à sua marca.

Possibilidades do marketing digital para mercado imobiliário

Para ilustrar a ideia vamos exemplificar o processo de uma equipe de marketing e vendas de uma imobiliária.

Geração de conteúdos e captação de leads

Após a publicação de conteúdos novos e originais semanalmente no site da imobiliária ou construtora, o time precisa fazer a divulgação desses materiais e gerenciamento do engajamento obtido através das redes sociais.

O objetivo é sempre a captação dos leads, que são contatos adquiridos através do preenchimento de formulários digitais.

Esses leads gerados são utilizados posteriormente para o disparo de e-mails marketing e contato do time de vendas para oferecer oportunidades compatíveis com cada tipo de cliente.

A obtenção desses contatos é uma outra rotina que, por si só, já tem etapas suficientes para preencher a semana de uma equipe de marketing.

Atração 

Como forma de atrair possíveis clientes e conseguir que deixam dados que serão utilizados para contato posteriormente, como e-mail e algumas informações básicas do usuário é ideal que a imobiliária ofereça em troca um conteúdo relevante:um ebook, planilha ou webinário pode ser oferecido, bastando o preenchimento de um formulário.

Nutrição e Qualificação de Leads

Após deixar os dados, o cliente recebe o seu conteúdo gratuitamente por email. Em paralelo, a imobiliária enriquece o seu banco de dados com informações frescas de novos potenciais compradores. Essa é uma forma de obter leads qualificados e com chance de conversão em um futuro próximo.

Essa fase é, assim como quase tudo no marketing, mensurável, mas leva mais tempo para se obter um detalhamento dos dados obtidos através do formulário.

Em um primeiro momento, a empresa terá apenas as informações básicas do usuário para que continue enviando e-mails no futuro, e consiga, assim, cultivar um relacionamento com esse cliente.

Continuar produzindo conteúdos educacionais é uma forma de enriquecer esses leads e levá-los até o caminho para a conversão em venda.

Conversão 

Para entender melhor essa questão da conversão, imagine um funil.

Na parte mais alta dele está a geração de leads, que é o passo número um de uma venda. Após a obtenção dos dados, é preciso qualificar esse lead e fortalecer a relação com ele. Isso é feito através de conteúdo qualificado oferecido periodicamente para ele.

O excesso e a escassez são prejudiciais nesse caso. Não se deve levar muito tempo entre um conteúdo e outro para que o lead retenha as informações do anterior e tenha curiosidade pelo próximo, porém, não se pode saturá-lo com emails infinitos em um prazo curto, pois ele pode se sentir desconfortável e pressionado com os emails.

Após alguns envios, será possível levantar as dificuldades desse lead em particular e, na fase seguinte, solucionar os problemas identificados. Esse é o momento de avaliar as oportunidades e colocá-las em prática. Procure ouvi-lo para garantir alternativas que solucionem seu problema.

O passo seguinte é a conversão, ou seja, o momento onde o cliente se sente confortável para fechar o negócio. É aqui que acontece, por fim, a decisão de compra.

Como então funciona a automação de marketing no mercado imobiliário?

Que a automação de marketing é uma realidade, nós já sabemos. Mas, enfim, como ela se aplicaria ao mercado imobiliário?

A automação do marketing é composta por um conjunto de ferramentas e estratégias que tem como objetivo aprimorar a rotina através da programação de atividades repetidas que demandam algum tempo.

Produtividade

Dentre as vantagens para o mercado imobiliário podemos destacar o ganho de produtividade da equipe, possibilitando maior rendimento e foco para analisar de perto as oportunidades que serão ofertadas para os compradores em potencial.

Mensuração de resultados

Os processos automáticos são realizados com maior velocidade e menores chances de erros. Além disso, relatórios podem ser gerados e resultados mensurados na sequência.

Essas mudanças impactam em outros pontos importantes em um ambiente de trabalho, como a possibilidade de deixar a equipe com mais tempo disponível para se concentrar em atividades estratégicas e garantir maior qualidade de vida para os colaboradores, que sem atividades recorrentes se sentem mais motivados para trabalhar.

Relacionamento com clientes em potencial

A automação é ótima para o ambiente de trabalho e melhor ainda para os leads da sua equipe de vendas. A implementação desse método tem como objetivo nutrir e amadurecer leads importantes.

Após a captação, é importante que o contato seja efetivo, personalizado e rápido.

Ferramentas automatizadas ajudam na execução de estratégias customizadas de acordo com o momento de cada cliente. Após alguns anos de mercado e histórico de atendimentos, o profissional da área de marketing imobiliário é capaz de identificar quais caminhos seguir de acordo com a fase de cada cliente.

Com isso em mãos, basta configurar para que a automação faça com qualidade o trabalho de enriquecimento desse consumidor até a sua decisão de compra.

Muitas vezes, ao longo do processo de contato, os planos e prioridades dele podem mudar por motivos diversos e é nessa etapa do funil onde entram os meios para que o cliente seja retido, mas tenha seu tempo de pensar preservado.

É importante, antes de qualquer coisa, que ele se sinta confortável para tomar a decisão quando se sentir preparado. O cliente nessa etapa pode não comprar agora, mas retornar em breve para fechar negócio.

Qualificado leads para a equipe de vendas

Com leads mais maduros para trabalhar, a equipe comercial tem maior sucesso na conversão e o ciclo de vendas torna-se menor.

Isso significa que o processo de preparação já foi feito e o cliente já está praticamente no processo de fechamento da venda. Ou seja, ele já conhece o serviço prestado, as opções que melhor combinam com ele e tem em mente a solução que irá resolver o seu problema.

Quando se trata de bens como imóveis, essa maturação do lead é importante para que ele conheça muito bem as opções e invista naquela que parecer mais atrativa. Após algum trabalho de marketing com esses clientes, a chance de obter um ticket mais alto é bem maior.

Personalizar a comunicação

Um dos fatores que gera mais proximidade entre cliente e empresa é a personalização. Esse tipo de recurso traz sensação de cuidado, atenção e preocupação.

Todo cliente tem suas particularidades e, embora seja impossível trabalhar individualmente com cada um deles, algumas segmentações básicas e cuidados ajudam a fortalecer o relacionamento com o comprador.

Invista em emails que conversem com o momento no qual ele se encontre e faça com que ele se sinta acolhido e espere com ansiedade pelo próximo e-mail. A combinação de um título atrativo e conteúdo que gere identificação do cliente já é meio caminho andado para agregar valor.

E-mail marketing

É possível aplicar esse método em pelo menos três grandes áreas dentro do ambiente de trabalho: o primeiro deles é o disparo de emails marketing.

Com um banco de dados próprio, é possível segmentar os clientes pelo momento de compra em que estão, estilo de vida e outras informações pessoais. Com isso em mãos, programe e-mails periódicos para manter contato com seu potencial comprador.

Ainda que os envios de e-mails sejam executados pelo sistema automatizado, é preciso que seja feito um acompanhamento frequente para gerenciamento da ferramenta e possíveis otimizações, caso necessário.

Agendamento de postagens

A segunda área que permite a programação prévia e agendamento de conteúdo são as ferramentas para redes sociais.

Se sua empresa utiliza várias redes para se comunicar com os cliente no meio digital, invista em envio de respostas automáticas, quando couber, e deixe que a automatização cuide de subir os posts nas datas previstas.

Além disso, é possível mensurar através das métricas se os resultados esperados estão sendo atingidos.

Automação de criação de landing pages

A terceira área que prevê automatização e agilidade nos processos do dia a dia é a de design. Algumas ferramentas possibilitam a programação de landing pages e reaplicação automática na sequência.

Utilize esse método para aprimorar os seus resultados. Landing Pages são páginas voltadas para a conversão de leads. Nela, são inseridos elementos que levam ao objetivo de captar as informações básicas do cliente.

Algumas coisas precisam ser levadas em consideração se você deseja ter uma página de conversão de sucesso. O cabeçalho precisa reter a atenção do cliente, pois é a primeira coisa que ele verá ao acessá-la, portanto, capriche no título e subtítulo, com mensagens impactantes e diretas.

Você deve se atentar também à imagem que utilizará para ilustrar o que você deseja dizer ao seu cliente, afinal, “uma imagem vale mais do que mil palavras”, certo?

Por falar em mil palavras, lembre-se de quebrar o assunto em tópicos para facilitar a leitura e destaque apenas o que for necessário. Longos textos podem ser cansativos em uma página de conversão.

Por fim, não esqueça do seu formulário de contato, com foco em informações básicas, pois um número exagerado de dados para preencher desanima e pode gerar perda do lead no meio do caminho.

O nome e email do contato já é de ótimo tamanho se forem apenas essas as informações necessárias no momento. E lembre-se: a captação do lead é só o início da jornada!

Comece a automação de marketing na sua imobiliária ou construtora!

Sabendo dessas informações, vamos a como iniciar esse automatização no seu trabalho.

  • Defina objetivos e estratégias

O primeiro e mais importante passo é definir os objetivos e as estratégias que você tem para curto e médio prazo com a ferramenta e as métricas que serão analisadas ao longo do processo.

No caso dos e-mail marketings e Newsletters, por exemplo, uma das métricas principais é a abertura dos emails.

Com esse percentual em mãos é possível entender se os títulos de e-mail estão bons e o conteúdo atrativo.

Quando há muitos emails que sequer são abertos, pode ser a hora de mudar de abordagem ou até mesmo fazer uma limpeza no banco de dados atrás de leads inativos.

  • Defina as ferramentas que utilizará

Após definir as métricas e estratégias, é importante descobrir quais ferramentas fazem o que você precisa. Teste algumas versões em busca da que melhor atenda às necessidades.

Há muitos softwares que auxiliam na automação de marketing, entre versões pagas e gratuitas.  Encontre a que se encaixa melhor no seu negócio.

  • Análise de resultados constante

É muito importante levar em consideração o poder dos dados que você já tem na casa. O histórico de atendimentos é valioso para definição da interação que será utilizada em cada etapa de compra.

Planejar os emails e postagens com antecedência é fundamental para garantir mais assertividade na campanha e descobrir eventuais mudanças necessárias. Feito isso, basta implementar e começar a mensurar os dados.

Com essa análise constante dos números e resultados, você terá noção das melhorias necessárias para aumentar o desempenho das suas campanhas.

Não fique de fora dessa realidade 

Agora que você já sabe o que é a automação e como pode inseri-la no seu dia a dia no mercado imobiliário, não deixe de testar todas as possibilidades até encontrar a que melhor atenda ao que você deseja.

Esse é um ótimo benefício para as empresas e funcionários que procuram mais qualidade de vida, novas possibilidades de negócios e agilidade para analisar dados e impactar potenciais clientes.

Invista algum tempo planejando as próximas estratégias da sua empresa com o uso da automatização.

O tempo investido agora nesse planejamento será valioso em um futuro próximo com taxas de conversão mais altas, tickets médios mais robustos e clientes super satisfeitos.

Você observará mudanças dentro e fora da empresa. Sua equipe estará focada em questões maiores e em busca de resultados melhores a cada dia.

Isso tudo sem o peso de ter que fazer diversos disparos e respostas individuais de e-mails, controle manual de comentários e contratar a criação de landing pages que podem ser feitas em tempo bem mais curto dentro da casa.

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