Sobre Gabriel Portilho

Eu sei que o mercado imobiliário é um dos segmentos mais concorridos no Brasil. É preciso estar constantemente inovando para manter os resultados com estratégias de Marketing e Vendas.

Antes da internet, as principais ações de Marketing possíveis eram através da mídia de massa como jornais, revistas, rádio, outdoors ou televisão. A estratégia era espalhar seu produto ou Imobiliária no maior número de espaços possíveis com a esperança de algumas pessoas se interessarem e comprarem com você.

Se quiser continuar assim, você vai precisar de muita sorte e de um caminhão de dinheiro. A concorrência não é fácil.

Com o fenômeno da internet, estratégias antigas de anúncios de massa ficaram ultrapassadas, lentas, caras e pouco precisas se comparado com as possibilidades do mundo online.

Outra desvantagem da mídia offline é a incapacidade de medir o resultado e muitas vezes de segmentar o público, diminuindo a efetividade e aumentando o desperdício de investimento.

E você só entende essa diferença quando começa a investir em campanhas de Marketing Digital.

Esqueci que era “Sobre Gabriel Portilho” e já ia começar a falar de Inbound Marketing Imobiliário. Me perdoem, vamos lá. Vou continuar depois do “Sobre Gabriel”.

Sobre Gabriel Portilho

Já aprendi muito até aqui, e nesse blog me dedico a compartilhar esse conhecimento com você.

Depois de ter trabalhado 4 anos nas multinacionais Accenture, HP e Indra, e ao longo desse mesmo período cursado a faculdade de Computação, me formei e o juramento de Redes de Computadores mudou minha vida:

“Juro que no cumprimento do meu dever de Tecnólogo em Informática empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito. Prometo não me deixar cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, nem me esquecer de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Comprometo-me perante a comunidade a aceitar desafios lançados pela carreira que hoje abraço, fazendo deles os degraus para meu crescimento profissional e humano. Estaremos assim, buscando a sabedoria suprema e a notável virtude de almejar sempre por mudanças.”

Naquele momento sabia que tinha sido promovido 3 vezes em poucos anos e que tinha uma bela carreira pela frente.

Mas o juramento de Redes de Computadores e a Feira do Empreendedor do SEBRAE me levaram a querer compartilhar o meu talento com ainda mais pessoas e não trabalhando em apenas uma empresa.

Me lancei no mercado buscando alugar computadores. Mas encontrei algumas dificuldades para vender esses serviços de TI para empresas. E comecei a estudar alternativas para captar clientes online.

Segundo o SEBRAE, apenas 51% das empresas possuem um site próprio. E pelo menos, 50% da população brasileira passa grande quantidade de horas nas Redes Sociais. (Estatística de 2013)

Sabia então, que precisava construir um site e me posicionar nas mídias digitais.

E comecei a estudar o máximo possível sobre Marketing Digital.

Fiz os cursos e conclui Certificado na Resultados Digitais, na Rock Content e na Hubspot, referências no mercado de Marketing Digital.

Após abrir o escritório para alugar computadores, houve a entrada da crise em 2015, o aluguel de máquinas ia mal.

Mas as mesmas pequenas empresas que eu tentava vender meus serviços de aluguel de computadores, buscavam o mesmo que eu: precisavam de site e desenvolver seus canais digitais!

Alguns amigos começaram a me procurar para construir websites e desenvolver presenças digitais de negócios. E busquei Assessoria das maiores empresas do mercado para me ajudar: Resultados Digitais, Rock Content e Hubspot.

E assim, comecei a desenvolver estratégias de Marketing Digital como Agência Parceira da Resultados Digitais. Sempre renovo também os certificados da Rock Content e da Hubspot, as maiores do segmento, na minha opinião.

Passamos pelo processo de Consultoria da RD e aplicamos Inbound Marketing e outras estratégias de Marketing Digital usando a ferramenta RDStation, Consultoria da Rock Content, ferramentas open source como WordPress. (E já aprendi muito mais, continue lendo)

Ao longo de 2015, desenvolvii a presença digital de Agências de Câmbio e Turismo, Corretoras de Seguro, Buffets, Artistas, Autônomos e especialmente para uma Imobiliária no Rio de Janeiro.

Em Outubro de 2015, atingimos a marca de 10 clientes e 3 funcionários.

Aplicando Inbound Marketing e estratégias de Marketing Digital nesses segmentos do mercado, percebemos os resultados que o Inbound traz especialmente para o Mercado Imobiliário, aonde entregamos maior retorno.

Em 2015, para a Bertholini Imobiliária, no Rio de Janeiro, desenvolvi as estratégias online, gerando a captação e venda de muitos imóveis na região do Grajaú, bairro nobre da Zona Norte do Rio de Janeiro. (não posso divulgar dados)

Pelo tamanho do desafio, da concorrência e do longo processo de decisão do cliente até realizar a ação de compra, atuar no segmento de imóveis exige dedicação.

Após esse primeiro Case de Sucesso através do Inbound Marketing Imobiliário, nosso foco passou a ser aplicar essa experiência em cada vez mais Imobiliárias, nascendo então, a primeira Agência de Inbound Marketing totalmente especializada no Mercado Imobiliário. A P10 Imob.

Já atendemos mais de 10 clientes imobiliários em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. (atualizado em Agosto/2017)

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Março/2016 – Miguez Imobiliária – Rio de Janeiro – 2 lojas – 60 corretores

Mais clientes, no final da página.

Sobre Inbound Marketing Imobiliário

Sabemos o poder dessa estratégia e da necessidade das pequenas e médias empresas do Mercado Imobiliário de desenvolverem um posicionamento diferenciado na internet.

Muitos Gestores Imobiliários ainda estão usando as mesmas estratégias das mídias offline no Marketing Digital e isso não dá certo.

Veja, se você tem R$ 50.000 para investir em anúncios pagos (Google Adwords e Facebook Ads) todo mês e quer gerar um número de X leads. O custo por lead vai sempre aumentar em médio prazo, visto que a concorrência sempre vai entrando e aumentando o custo por clique:

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Se você investir em Conteúdo, você tem o controle sobre o investimento e está construindo um resultado mês a mês cada vez maior.

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E como funciona?

Desenvolvemos conteúdos otimizados para o Google e criados estrategicamente para as Redes Sociais, gerando tráfego orgânico (SEO, Gestão de Mídias Sociais, SAC 2.0) e bom retorno também com tráfego pago. (PPC, Google Adwords, Facebook Ads)

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Veja a diferença:

Resultado de imagem para google adwords x seo

E nas Redes Sociais tem muito bom engajamento:

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7 benefícios de focar sua estratégia no conteúdo e no SEO

1. Usando SEO, você aumentará a relevância total do seu site e os seus imóveis também aparecerão em posição mais privilegiada.

2. Você não irá mais pagar por cliques e por visitantes no seu site.

3. O seu site estará na frente dos concorrentes que não trabalham SEO. E também dos que não tem blog.

4. A sua presença online vai aumentar muito, captando clientes desde as primeiras etapas do processo de decisão.

5. Quanto mais conteúdos no Google você tiver, mais importante seu site será e mais visitantes você terá na sua empresa. Consequentemente, mais visitas nos imóveis e mais vendas.

6. Ao longo do tempo, o SEO vai te trazer cada vez mais Retorno de Investimento (ROI).

7. Você constrói a credibilidade e a autoridade da sua marca perante as pessoas para as quais você quer vender. Quando elas forem comprar, já te reconhecem como referência no mercado imobiliário da região.

Como é essa estratégia na prática?

Você precisa veicular nos seus canais digitais conteúdo útil para seu público-alvo e informativo sobre seu mercado. Assim você atrai e educa os seus potenciais clientes, além de agregar valor para os mesmos.

  • Conteúdos sobre a região de atuação: Notícias, fotos antigas, história, negócios locais e curiosidades; (esses são os chamados conteúdos de topo de funil e tem o objetivo de atrair seu público e construir a autoridade da sua marca)
  • Conteúdos informativos sobre mercado imobiliário: Informes importantes que estimulem seus consumidores; (meio de funil, conteúdos importantes para o processo de decisão do potencial cliente)
  • Conteúdos de suporte: Informações sobre contratos, alternativas, financiamentos, como fazer, check lists; (fundo de funil, informações relevantes que a pessoa precisa para tomar as decisões finais)
  • Conteúdo da marca: Comunique também sobre a sua empresa, diferenciais, estudos de caso, depoimentos de clientes satisfeitos, história da empresa, equipe; (fundo de funil, matérias sobre a sua empresa e sua marca, desenvolvendo a autoridade da sua empresa com o seu público)

Além disso, você deve desenvolver a presença digital da sua empresa em várias frentes:

  • Publicação de posts de blog;
  • Divulgação de Infográficos;
  • Ebooks;
  • Webinars e Podcasts;
  • Relações Públicas;
  • Questionários;
  • Guest posting;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online;
  • Marketing em Comentários;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Conteúdo em Mídias Sociais;
  • Estratégias em Blogs;
  • Google Adwords;
  • Facebook Ads;


Poderíamos conversar horas sobre as possibilidades do Inbound Marketing Imobiliário.

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Eu, particularmente, não recomendo começar a fazer isso tudo sozinho. Você precisará de uma equipe multidisciplinar qualificada para executar essa estratégia.

E passará por uma curva de aprendizado que custa tempo e dinheiro. Eu posso te ajudar a reduzir esses custos.

Veja abaixo as empresas que já receberam minha Consultoria, e entre em contato através do site da P10 Imob: www.p10imob.com.br