O estrategista chinês Sun Tzu, autor do livro “A Arte da Guerra”, há aproximadamente 3.000 anos, escreveu “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

Para melhor compreensão do significado, basta enxergarmos a estratégia como algo imaterial e fundamentado em objetivos de longo prazo, e a tática, ao contrário, é algo material e com fundamentos na descoberta da melhor ação instantânea.

“Tática é saber o que fazer quando há o que fazer; estratégia é saber o que fazer quando não há nada a fazer”. (Tartakower)

 

Tática X Estratégia

Para uma melhor compreensão sobre a diferença, selecionei algumas comparações esclarecedoras.

  • Tática = empreendedores X Estratégia = administradores
  • Tática = aproveitar as oportunidades X Estratégia = gerar oportunidades
  • Tática = ferramenta de execução X Estratégia = ferramenta de planejamento
  • Tática = proativa X Estratégia = reativa
  • Tática = como fazer X Estratégia = o que fazer
  • Tática ⊅ estratégias X Estratégia ⊃ táticas

 

Qual a estratégia da sua imobiliária?

Todo Corretor de Imóveis, é bom vendedor e sabe muito bem aproveitar oportunidades, naturalmente sabe executar boas táticas de vendas.

O grande objetivo do Marketing de qualquer imobiliária, construtora ou mesmo do seu Marketing pessoal como corretor de imóveis, deve ser gerar contatos de negócios para a equipe de vendas.

Para isso acontecer com recorrência e segurança, é essencial ter uma boa estratégia de posicionamento de mercado e geração de oportunidades frequentes para você e sua equipe prospectarem seus serviços.

Os 4 passos para o planejamento de Marketing de Sucesso

  1. Análise da Situação: Ambientes Externo e Interno
  2. Análise do mercado-alvo e segmentação do mercado
  3. Estabelecimento dos objetivos de marketing e formulação da estratégia
  4. Implementação e controle

 

Estrutura de um Plano de Marketing

1. Sumário Executivo

Fornece uma visão geral de todo o plano, concentrando-se em recomendações e implicações para a gerência, vantagem(ns) competitiva(s), investimentos necessários e vendas/lucros esperados no período.

 

2. Background da empresa

Missão, Visão e Valores

 

3. Análise da situação
  • Análise da situação externa (Política, Econômica, Social e Tecnológica): procurando identificar tendências e mudanças que possam impactar positiva ou negativamente gerando oportunidades ou expondo ameaças.
  • Análise da situação interna: é importante analisar os processos internos para alinhar a estratégia de Comunicação de Marketing. Alguns pontos importantes: Finanças, Vendas e Controle.
  • Análise da concorrência: ao atuar em qualquer mercado é importante analisar quem são seus concorrentes, qual a fatia de cada um e procurar encontrar oportunidades e ameaças com base nas ações destas outras empresas.
  • Análise do consumidor: se você não sabe para quem você está vendendo, você não está vendendo para ninguém. É muito importante saber quem é seu público-alvo e criar personas que caracterizem os mesmos.
  • Análise SWOT e vantagem competitiva: com todos os fatores anteriores é essencial elaborar uma proposta de valor, além de identificar quais são os pontos fracos e fortes do seu negócio.

 

4. Objetivos e metas

Neste quesito, temos que conduzir uma análise do ciclo de vida de cada produto, para que cada campanha seja alinhada ao momento do empreendimento. Por exemplo, em um lançamento imobiliário que está em início de obras, podemos fazer um longo trabalho sobre a região, mas se estiver próximo a vender, será importante estabelecer conteúdos publicitários mais direcionados para as vendas, como promoções, coquetéis e descontos.

Uma ferramenta importante é a Matriz BCG.

 

5. Estratégia

Saiba de maneira precisa como você quer comunicar, distribuir e fazer avaliação de preço os seus serviços e imóveis.

 

6. Implementação

Na fase de implementação é interessante contar como método dos 8Ps listado mais abaixo do artigo.

 

7. Controle de Marketing

É fundamental saber quais métricas são importantes indicadores de negócio para suas tomadas de decisão e controle de investimento.

 

CAC – Custo de Aquisição do Cliente:

Por exemplo, se você gastou R$50 mil em marketing e vendas em um mês e juntou 50 novos clientes, seu CAC é de 1000 reais.

 

Lifetime Value

O cálculo consiste em coletar dados dos seus consumidores e da interação deles com as ações desenvolvidas para atraí-los e retê-los: as estratégias de relacionamento.

O LTV é o valor médio da compra multiplicado pelo número de vezes que este cliente comprou. Resumindo, o quanto determinado cliente ou grupo de clientes, compraram na sua empresa ou com você.

 

Tempo do Retorno de Investimento

A métrica é simples. Em quanto tempo o investimento realizado no Marketing começa a dar lucro?

 

Ciclo PDCA

 


ciclo-pdca
 

Utilizado para a melhoria de produtos e processos, o ciclo PDCA ou PLAN – DO – CHECK –ACT, é um método de gestão composto por quatro etapas. São elas:

 

  • Planejar:

Determinar os processos necessários, visando entregar resultados de acordo com as metas e objetivos traçados no plano.

 

  • Desenvolver:

Executar o plano, realizar o processo e fazer o produto. Recolher todos os dados para mapeamento e análise das seguintes etapas.

 

  • Conferir/Checar:

Comparar o resultado mapeado na etapa anterior e estuda-lo em relação aos resultados das metas esperadas para determinar quaisquer diferenças.

 

  • Alavancar/Ajustar:

Adotar ações corretivas sobre as diferenças relevantes entre os resultados obtidos e os planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Definir onde serão aplicadas as mudanças para a melhoria do produto ou até mesmo do processo.

Quando o caminho por estas quatro etapas não resultar na utilidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser apurado com maiores detalhes na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma etapa do processo.

 

CIM- Comunicação Integrada de Marketing

O conceito de Comunicação Integrada de Marketing, ou apenas CIM, vem ganhando muito espaço nas empresas. Ele reúne todas as formas possíveis de se levar um “significante” para que alcance a condição de “significado” ao atingir o público, ganhando assim, relevância e autoridade.

Utilizando de diversas categorias da comunicação, como, a publicidade, Marketing direto, relações públicas, promoções de venda, Marketing online e entre outros meios, a empresa busca não só atingir, mas ampliar o canal com o meio onde atua.

As possibilidades são inúmeras, porém o mais importante, é através dela chegar a uma identidade corporativa e conserva-la de maneira positiva, agregando valor para a marca e comunicando seus diferenciais a seus clientes.

Planejamento-Estratégico-de-Marketing-Imobiliário

O planejamento estratégico de marketing imobiliário é o processo que leva à compreensão da posição de uma empresa no mercado e a uma série de decisões e ações de marketing para atingir os objetivos de uma empresa em determinado período.

O planejamento de marketing é benéfico para a empresa. Por tanto, pode auxiliar os profissionais da área a entender suas empresas, estratégias e outros fatores relacionados.

O que posso dizer que criar e executar o seu Planejamento de Marketing é tarefa difícil.

E estou à disposição para ajudá-lo, deixe seu comentário!