Você já sabe da importância que é divulgar o seu trabalho nas redes sociais, principalmente no Facebook. Mas você sabe exatamente como fazer isso?

O Facebook permite que as imobiliárias e corretores, criem suas próprias páginas para a promoção e divulgação do seu negócio. Como são totalmente customizáveis, pode-se empregar a sua própria identidade visual e organizar por álbuns, inserindo as descrições dos imóveis e aumentando consideravelmente a visualização dos futuros clientes.

Vamos ao que interessa, e veja um passo a passo de como divulgar imóveis no Facebook. Siga-me os bons!

 

Crie uma página empresarial

Você deve trabalhar com perfil e página, mesmo que você seja um corretor autônomo, é importante que você seja extremamente profissional, afinal você irá concorrer com os grandes. Uma página empresarial é bem rápida de fazer, e com o seu perfil você poderá administrar e inserir outras pessoas para lhe ajudar. Caso você contrate um serviço de suporte, colocará o suporte como, editor, anunciante ou administrador, sem a necessidade de passar a sua senha de usuário. Mantenha medidas de segurança mínimas.

 

Cuide da sua identidade

Agora com a sua página criada, insira sua foto ou a logo da imobiliária. Suas informações de contato, também são importantes. Não esqueça de fornecer os números de telefone profissional e as outras redes sociais.

 

Trabalhe a foto de capa

Esse espaço é ideal para você ampliar a capacidade institucional do seu perfil de corretor de imóveis. A foto da capa do Facebook é a maior área em destaque na sua página. Aproveite! Você poderá divulgar o lançamento de um empreendimento ou reforçar a sua imagem profissional. Nas fotos, busque sempre transmitir responsabilidade e credibilidade aos clientes. Pronto, você já pode publicar o conteúdo que desejar.

 

Álbum de fotos

Indico que organize cada imóvel que postar em um álbum diferente, assim ficará mais fácil, e não causará confusões. Você poderá inserir uma descrição geral dos imóveis e ainda legendas específicas para cada foto. Publique sempre fotos em alta qualidade, com boa iluminação e foco. Caso você não saiba fotografar, faça algum curso rápido de fotografia.

 

O que postar

Pessoas estão no Facebook para se comunicar e receber informações que tenham interesse, então é necessário que você crie interesse nas pessoas no que você está oferecendo. Compartilhar artigos, notícias e vídeos sobre o mercado imobiliário é um recurso muito bom para atrair possíveis novos clientes até o seu perfil. Sempre que possível, compartilhe os eventos sobre o mercado imobiliário que você participa. Pode ser um seminário sobre o mercado ou até mesmo um coquetel de lançamento de um empreendimento. Publique fotos e comentários. Compartilhe o seu aprendizado nesses eventos, assim você conseguirá criar um relacionamento e passar segurança para seu potencial cliente.

Evite divulgar imóveis no Facebook de modo exagerado, isso não trará resultados positivos. Sempre indico ao corretor ou imobiliária criar um blog no seu site, e publicar aquele post no Facebook, assim terá muito conteúdo relevante para compartilhar.

Em outro artigo, explico o porquê é importante ter um blog no mercado imobiliário, um blog, associado com o Facebook, irá lhe auxiliar e muito na captação de novos clientes.

 

Conseguindo seus primeiros seguidores

Sua página agora precisa de pessoas que vejam suas postagens, e nada melhor que nossos amigos, para nos ajudar nesta parte. Divulgue sua página para todos os seus contatos, através do Facebook, mas também por e-mail e principalmente por “boca a boca”. Compartilhe na sua página pessoal as postagens que fizer na página empresarial.

Fazendo isso lhe garanto que muitos entrarão e curtirão sua página, e o mercado imobiliário está sempre em movimento. Em algum momento um amigo do seu amigo, também curtirá a sua página. E aumentará sua rede de relacionamento.

 

Aumentado consideravelmente o alcance das suas publicações

O Facebook mudou a forma de entregar suas postagens orgânicas, ou seja, se você postar não quer dizer que todos os seus contatos irão receber aquele conteúdo. Então se você quer alavancar o alcance das suas postagens, tem que investir no Facebook Ads.

Fique calmo que não é caro. E lembre-se que é um investimento. O Facebook Ads é um serviço muito eficaz, que atualmente muitas empresas estão recorrendo. O valor pago será proporcional a sua eficiência.

 

Aumentado visitas no site e capturando leads

O Facebook é apenas um suporte ou uma ponte para levar seus futuros clientes para sua própria plataforma, como seu site ou e-mail marketing. O Facebook constantemente muda suas políticas, o que quer dizer, que pode lhe ajudar ou lhe atrapalhar no futuro.

Quando você consegue levar pessoas para seu site, você consegue induzi-las a receber a informação que você quer, sem nenhuma distração. E quando você consegue fazer com que lhe informem o e-mail, através de um e-book ou outra estratégia de marketing, você consegue entregar a informação diretamente aquela pessoa, sem a necessidade de interlocutores para distraí-la.

 

Medindo os seus resultados

Bons resultados dependem da adequação de posicionamento da sua empresa nesse ambiente digital e o Facebook Analytics é um grande aliado nessa missão. Sabendo como é importante e necessário apresentar os resultados para os clientes, utilizamos ferramentas de métrica como o Google Analytics e no caso do Facebook, o Facebook Insights.

 

Possibilidades do Facebook Insights

No painel administrativo da sua página, você encontra algumas funções para acessar dados gerais, métricas da página, publicações e informações sobre seu público. Listamos os principais indicadores que você pode acessar:

  • Alcance da publicação: número de pessoas que visualizaram o conteúdo postado por sua empresa ou qualquer outro tipo de informação, como anúncios;
  • Envolvimento: indica quantos interagiram com sua página, seja por meio de curtidas, comentários, posts no mural ou compartilhamentos;
  • Curtidas na página, postagens e alcance de publicações: essa seção indica o número de pessoas que tiveram essas interações com a página, além de permitir avaliar o impacto e audiência das postagens. São dados mais específicos e direcionados, separados em orgânicos e pagos;
  • Pessoas: Dados demográficos do público que curte a página.

 

Defina seu objetivo

Qual é o motivo de estar no Facebook? Quais as metas para sua empresa nas redes sociais? É importante entender o que motiva sua inserção e ações na rede social. Definir objetivos permite a criação de uma estratégia concisa e coerente.

Um planejamento bem embasado é sinal de sucesso em suas ações e resultados, assim como o fortalecimento da sua marca e aumento das vendas. Por isso, é preciso se posicionar de acordo com seu mercado e target.

 

Analise os dados frequentemente

As métricas mudam de acordo com o conteúdo ou campanha na rede social. Acompanhar esses dados te ajuda a entender o que funciona melhor e qual estratégia deve ser mais utilizada.

Cada métrica deve ser compreendida, para que o todo seja visualizado com mais clareza e as informações possam ser cruzadas. A obtenção de dados isolados é inútil. Portanto, cruze esses dados e entenda a fundo as interações, para que sua página alcance o público certo com conteúdo adequado!

 

Postagens impulsionadas

Uma das possibilidades ofertadas pela ferramenta é impulsionar algumas postagens. Após analisar as métricas, veja como o target se comporta em postagens orgânicas ou pagas. Perceba quais postagens gratuitas geram mais interação, assim como o melhor horário e conteúdo.

Para alcançar seguidores que possam ter afinidade com sua marca, os anúncios podem ser importantes. Além disso, você ainda tem a opção de direcionar a mensagem a um nicho específico, o que aumenta sua visibilidade junto àqueles que são importantes para seu negócio.

 

Dê continuidade ao trabalho

Alcançou alguns de seus objetivos? Ótimo! Mas o trabalho não deve parar. A moderação de uma página no Facebook exige atenção diária. Sabe quando você precisa tirar uma dúvida, então escreve um comentário ou mensagem inbox perguntando algo sobre o assunto, mas passa dias sem uma resposta da empresa? Pois é. Não existe nada pior do que uma página que não responde prontamente às dúvidas e demais interações de seus clientes.

Portanto, esteja presente para que seu consumidor não esqueça de sua empresa. Dê atenção, publique com frequência e não se esqueça de interagir! Na internet as marcas se tornam mais humanas, o público exige conteúdo de qualidade e resposta rápida.

 

Desbrave o Analytics do Facebook

Agora que você já entendeu alguns pontos-chave do Facebook Insights, é a hora de colocar em prática! Então abra as funções de moderador de sua página, preste atenção nas métricas e inicie os trabalhos com as estratégias que te levarão ao alcance de suas metas.

 

Não esqueça

Segue uma lista das ações para você executar. Adotando estas técnicas de como divulgar imóveis no Facebook, garanto que sua página, atingirá um crescimento surpreendente. E isso sem dúvidas alavancará suas vendas.

  • Crie uma página empresarial
  • Cuide da sua identidade
  • Selecione o que irá postar
  • Compartilhe com seus amigos e atuais seguidores
  • Invista no Facebook Ads
  • Pertença a grupos
  • Leve para uma plataforma sua
  • Siga as regras de postagens do Facebook
  • Mensure os seus resultados
  • Use Facebook Insights
  • Defina seu objetivo
  • Analise os dados frequentemente
  • Impulsione as suas postagens
  • Dê continuidade ao trabalho
  • Desbrave o Analytics do Facebook