Nunca ouviu falar sobre o Inbound Marketing Imobiliário ou está cansado de ouvir, mas não entendeu muito bem como funciona? O objetivo deste artigo é explicar de uma maneira rápida e objetiva como funciona o Inbound Marketing Imobiliário.

Então se você respondeu sim para a pergunta lá de cima, continue lendo estes artigos e não deixe de acompanhara a série.

 

Defina seu público alvo e crie personas

Toda a estratégia de marketing precisa ser baseada em um público que deseja atingir, sem ter isto muito bem definido as ações estão fadadas a erros que gerarão prejuízos. Só que definir tudo baseado em um público-alvo é ser generalista demais. Pensando em facilitar e aumentar a eficiência do processo foi criado a Buyer Persona.

A elaboração da persona se tornou o alicerce do Marketing Digital, mostrando exatamente o perfil do seu cliente ideal. É impossível agradar a todos, então o objetivo é que você seja bem específico na sua comunicação e não generalista. Isso aumentará e muito a eficiência dos seus serviços.

 

Como é a estratégia

Gosto de dizer que a essência do Inbound Marketing Imobiliário é a criação de relacionamento à longo prazo. E a melhor forma de você iniciar um relacionamento duradouro é dando informações que é de interesse da outra pessoa, pegar o contato e depois compartilhar mais informações. E é exatamente assim que ocorre.

Atraímos o potencial cliente através de uma postagem no blog e para que receba um conteúdo mais completo ele deixa o nome e e-mail. Agora que você o transformou em lead, você o alimentará com conteúdo e informações sobre financiamento, os bairros que você atende e imóveis que ele já tenha demonstrado interesse ou similares. Após esta etapa vem a venda, essa é transformação de um desconhecido em cliente feliz! Cliente Feliz é igual a divulgador da sua marca! Isso é Inbound Marketing Imobiliário, entendeu?

 

Como começar

Existem diversas ferramentas para desenvolver o seu Inbound Marketing Imobiliário, mas vou listar as 5 essenciais para que possa iniciar com eficiência e um custo realmente baixo.

  1. Blog – A melhor ferramenta para gerar conteúdos relevantes para seu futuro cliente. É a pratica mais eficiente para atrair pessoas e colocá-las em um processo de vendas.
  2. e-Book – Aqui que fica o conteúdo rico. É com isso que você irá atrair pessoas para lhe fornecer nome e e-mail.
  3. Landing Page – Uma página que tem um único objetivo, o de coletar dados dos leitores do seu blog. Assim que preencherem terão acesso ao e-Book e você ao nome e e-mail.
  4. E-mail Marketing – Alimentação do lead é fundamental para que este processo funcione, após conseguir nome e e-mail é a vez do E-mail Marketing
  5. Mídias Sociais – Seu conteúdo precisa ser divulgado, e a divulgação nas mídias sociais vem se mostrando uma das maneiras mais eficientes. Grupos do Facebook crescem cada vez mais e conseguem entregar seu conteúdo para muitas pessoas sem nenhum custo.

 

Inbound Marketing Imobiliário, o novo marketing

O Inbound Marketing é considerado por muitos como o novo marketing e por alguns como Marketing de Atração ou Marketing de Relacionamento. Ele é muito bem aceito por não ser uma interrupção na vida das pessoas, como o Outbound Marketing.

Queremos e buscamos cada vez mais por informações e com a quantidade absurda que a internet oferece permanecer em uma lista e recebê-las com uma ordem e uma filtragem me parece uma boa ideia e por isso vem ganhando cada vez mais força.

 

Produção de Conteúdo

Seja qual for o canal que você vai utilizar para atrair e se relacionar com seus clientes, você precisa ter como foco principal qual informação você está veiculando. Por isso o mais indicado, é conhecer bem os seus potenciais clientes e só enviar o que eles estão no momento de receber.

  • Conteúdos sobre a região de atuação: Notícias, fotos antigas, história, negócios locais e curiosidades; (esses são os chamados conteúdos de topo de funil e tem o objetivo de atrair seu público e construir a autoridade da sua marca)
  • Conteúdos informativos sobre mercado imobiliário: Informes importantes que estimulem seus consumidores; (meio de funil, conteúdos importantes para o processo de decisão do potencial cliente)
  • Conteúdos de suporte: Informações sobre contratos, alternativas, financiamentos, como fazer, check lists; (fundo de funil, informações relevantes que a pessoa precisa para tomar as decisões finais)
  • Conteúdo da marca: Comunique também sobre a sua empresa, diferenciais, estudos de caso, depoimentos de clientes satisfeitos, história da empresa, equipe; (fundo de funil, matérias sobre a sua empresa e sua marca, desenvolvendo a autoridade da sua empresa com o seu público)