Sabemos que os clientes compradores de imóveis estão usando a web para pesquisar cada vez mais, e por outro lado, campanhas online têm feito Imobiliárias e Construtoras aumentarem suas vendas conseguindo maior impacto no público do que seus concorrentes.

Para alguns, se tornou a melhor alternativa de sobrevivência neste momento de crise. Porém, não é fácil alinhar a rapidez do acesso à informação que o cliente possui nos meios digitais, com a alta concorrência e jornada de compra longa do mercado imobiliário.

Esse é o maior desafio de Gerentes de Marketing Imobiliário, Diretores e Corretores de Imóveis que precisam ampliar suas vendas online.

A Bertholini Imobiliária, localizada no Rio de Janeiro, conseguiu se desenvolver bem dentro desse cenário, e hoje é considerada um Case de Sucesso dentro do Mercado Imobiliário, utilizando do Marketing Digital e da estratégia de Inbound Marketing no crescimento da autoridade de sua marca, conseguindo aumentar suas vendas de imóveis através da internet.

Conheça a Imobiliária

Veja a descrição do site da Bertholini:

“Uma equipe formada por profissionais multidisciplinares capacitados para lhe assessorar na compra ou venda de imóveis, na legalização, na elaboração e análises de contratos e muitos outros assuntos relacionados ao mercado imobiliário. ”

O ponto principal é que a Imobiliária começou a se estruturar ao final de 2014, e desde sempre, teve como principal objetivo usar a internet como meio de comunicação com seu público e potenciais clientes.

 

Qual era o desafio?

Implementar através da web, uma estratégia diferenciada para conquistar, fidelizar e atrair os vendedores e compradores de imóveis no bairro nobre na Zona Norte carioca, dentro da Grande Tijuca, conhecido como Grajaú.

O principal objetivo é construir a marca para os moradores da região e se diferenciar de grandes imobiliárias através da produção de conteúdo e relacionamento específico para os moradores da região.metodologia-p10-imob-antes-da-internet

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Resultados

  1. Posicionamento de mercado

Desenvolvendo uma campanha de Marketing de Conteúdo sobre a região do Grajaú, criou um posicionamento único no mercado.

Para o cliente, é muito mais interessante comprar com a Imobiliária pequena que é especializada na região do que com a grande que atua em todos os lugares.

 

  1. Diferencial competitivo

O público sabe que hoje, aonde se compra e vende é na internet, e quando a imobiliária já tem uma estratégia sólida de comunicação digital com os moradores da região a confiança aumenta.

 

  1. Planejamento Estratégico de Longo Prazo (3 meses à 2 anos)

O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo são estratégias que visam o maior retorno de investimento em longo prazo, visto que possuem um crescimento exponencial de resultados de tráfego de visitantes nos canais digitais (sites, redes sociais) e oportunidades de negócios.

 

  1. Captação de Leads para compra, venda e financiamento de imóveis.

Para obter maior receita e vendas através do Marketing Digital, é preciso gerar Leads Qualificados, ou seja, oportunidades que estejam dentro do perfil de público ideal e estejam no momento certo. A Imobiliária conduz um relacionamento com grande parte dos moradores do bairro, por isso, capta a maior parte das oportunidades de negócio da região.

 

  1. Crescimento de Vendas e Retorno de Investimento com Marketing Digital

Após 1 ano de investimento com Marketing de Conteúdo, a Imobiliária já teve ótimos resultados em vendas e continua crescendo cada vez mais.

 

O que é inbound?

O “novo marketing” (Inbound Marketing) é qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-las. O “velho marketing” (Outbound Marketing) é qualquer tática de marketing que “empurra” produtos e/ou serviços para os clientes. Fonte: ViverdeBlog

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O que é metodologia Inbound?

Uma campanha de Inbound Marketing principalmente visa entregar um valor, utilidade, ferramenta ou informação gratuita para o público-alvo com objetivo de atrair a atenção dessas pessoas.

É o primeiro passo para a consagrada metodologia AIDA.

  1. Atenção
  2. Interesse
  3. Desejo
  4. Ação

 

Na internet, existem diversos formatos de ações que podem ser utilizados para transmitir informações gratuitas que gerem atenção, interesse, desejo e levem as pessoas a tomarem ações de compra, venda, etc.

 

Exemplos:

  • Publicação de posts de blog;
  • Divulgação de Infográficos;
  • Ebooks e Whitepapers;
  • Webinars e Podcasts;
  • Relações Públicas;
  • Questionários;
  • Guest posting;
  • Fóruns online;
  • Vídeos online;
  • Marketing em Comentários;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Conteúdo em Mídias Sociais;
  • Estratégias em Blogs;

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Por que o Inbound Marketing funciona bem no mercado imobiliário?

O consumidor tem um processo de decisão longo e usa a internet na busca de informações para tomar suas decisões de compra. Na maior parte das vezes, ainda não tem um Corretor de Imóveis de confiança e está em busca da melhor opção.

Com o Inbound Marketing, a sua marca se torna uma fonte de informações sobre o mercado e fideliza o público através de informações para os moradores antes mesmo do processo de compra se iniciar. Com isso, o consumidor já está fidelizado no momento que inicia a pesquisa por dúvidas dentro das etapas de decisão.

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Táticas de sucesso – Quais são as práticas recomendadas de Inbound?

  • SITE IMOBILIÁRIO PERSONALIZADO E RESPONSIVO

Por fonte de dados do Google e do VivaReal, sabemos que 80% dos acessos a sites imobiliários são via mobile, por isso é necessário um site com imóveis que seja responsivo.

Além disso, o site deve ser personalizado e conter um blog para construir relacionamento com o seu público.

 

  • MARKETING DE CONTEÚDO E FUNIL DE VENDAS

Para desenvolver a estratégia online de Inbound Marketing a melhor opção é o Marketing de Conteúdo. Com a produção constante de conteúdo nos canais digitais da empresa, define-se um Funil de Vendas atraindo cada vez mais visitantes, contatos, oportunidades, compras, vendas, aluguéis e captação de imóveis.

 

  • CAMPANHAS NO GOOGLE ADWORDS E FACEBOOK ADS

Para acelerar os resultados, o investimento em mídia paga traz retorno em tráfego de visitantes qualificados da noite para o dia. Essas campanhas constroem a maior parte do resultado imediato. Mas devem ser acompanhadas das ações de relacionamento e remarketing para a audiência.

 

  • SEO

Técnica que visa estudar os algoritmos e a forma como o Google organiza seus resultados com objetivo de aparecer em melhor posição para os potenciais clientes. As táticas de SEO são inúmeras mas todas elas buscam melhorar indicadores do site como:

  • Tempo de Permanência no site;
  • Tráfego orgânico de visitantes;
  • Taxa de rejeição;
  • Usabilidade;

 

  • BLOG E CONTEÚDOS

  • Conteúdos sobre a região de atuação: Notícias, fotos antigas, história, negócios locais e curiosidades; (esses são os chamados conteúdos de topo de funil e tem o objetivo de atrair seu público e construir a autoridade da sua marca)
  • Conteúdos informativos sobre mercado imobiliário: Informes importantes que estimulem seus consumidores; (meio de funil, conteúdos importantes para o processo de decisão do potencial cliente)
  • Conteúdos de suporte: Informações sobre contratos, alternativas, financiamentos, como fazer, check lists; (fundo de funil, informações relevantes que a pessoa precisa para tomar as decisões finais)
  • Conteúdo da marca: Comunique também sobre a sua empresa, diferenciais, estudos de caso, depoimentos de clientes satisfeitos, história da empresa, equipe; (fundo de funil, matérias sobre a sua empresa e sua marca, desenvolvendo a autoridade da sua empresa com o seu público)

 

  • LANDING PAGES E AUTOMAÇÃO DE E-MAIL MARKETING

Foram desenvolvidas páginas de apresentação de cada Empreendimento em Lançamento e para captura de interessados em Financiamento para captar oportunidades para imóveis na planta. As Landing Pages podem ser desenvolvidas com vários objetivos mas são essenciais para gerenciar os contatos com o seu público e manter relacionamento e análise sobre as ações do seu público com os seus canais.

 

  • WEB ANALYTICS

A parte mais importante de qualquer estratégia de Marketing Digital é a análise de resultados. Com ela é possível otimizar cada dia mais as campanhas e obter um maior retorno com o mesmo investimento.

Essa é a grande mágica do Marketing no mundo digital e por isso você deve começar a investir agora.

 

Como a Bertholini criou toda essa campanha online?

Quando se tem o objetivo de desenvolver campanhas na internet, sabemos que é um caminho difícil. É preciso ter conhecimentos multidisciplinares em programação para web, design, publicidade, redação e plataformas de tecnologia para conseguir desenvolver bem o Marketing Digital Imobiliário.

Com isso, o Carlos Garcia, Diretor Executivo da Imobiliária me contratou para iniciar esse projeto.

 

Sou Consultor de Marketing Digital, me graduei pelo SENAC, sou empreendedor e a partir de então, fundei a metodologia P10 Imob de Alavancagem de Vendas de Imóveis Online (clique para acessar). Tenho mais de 500 horas de cursos extracurriculares, sendo certificado por referências como a Resultados Digitais, em Inbound Marketing para Agências, e pela Rock Content, em Marketing de Conteúdo.

Conforme os resultados apareceram para a Bertholini Imobiliária (clique para conhecer), eu montei uma equipe específica para atender esse Case de Sucesso, e com isso nasceu a P10 Imob, a primeira Agência de Inbound Marketing totalmente especializada no Mercado Imobiliário.

Acesse mais informações no blog: www.gabrielportilho.com.br

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