Atualmente não existem mais dúvidas sobre a importância de se ter um blog nas suas estratégias de marketing digital. Independente se você é um Corretor autônomo ou possui uma grande imobiliária, o blog cumpre um papel fundamental na comunicação online, que visa o aumento do custo-benefício dos investimentos em Marketing Digital, e cada vez mais vem sendo utilizado no mercado imobiliário.

Listei abaixo, os principais motivos para começar a escrever artigos agora, seja você um Corretor de Imóveis ou proprietário de Imobiliária.

 

Marketing de Conteúdo

Sabemos que o mercado imobiliário está cada vez mais concorrido, e com isso os anúncios pagos no Facebook Ads e no Google AdWords vão ficando cada vez mais caros em todas as regiões. Investir em um blog imobiliário amplia o seu alcance orgânico, reduzindo o custo de publicidade nas redes sociais e também nos motores de busca, como o Google.

Ter um blog hoje em dia é tão importante quanto desenvolver um site com seus imóveis, afinal, antes de começarmos a procurar um imóvel buscamos por informações, principalmente sobre a região e sobre a parte burocrática do processo de compra e venda, aluguel ou investimento.

E esta é exatamente a função do blog corporativo, trazer clientes para você, ajudando-os em suas dificuldades e criando canais de atração de clientes, utilizando de técnicas de SEO e divulgações nas Redes Sociais.

 

O blog imobiliário posiciona melhor sua marca pessoal e corporativa

Seja um blog para Corretor de Imóveis ou para uma grande Imobiliária, escrever muito bem sobre o mercado imobiliário, irá demonstrar seu conhecimento sobre o assunto.

Isso repercutirá positivamente na imagem que o mercado e seus clientes tem de você e da sua empresa. Além de gerar muito tráfego de visitantes para o seu website. É importante atentar o alinhamento entre o conteúdo e o público-alvo específico para o padrão dos seus imóveis. Os potenciais clientes vão se sentir muito mais seguros para fechar qualquer negócio com você, pois irão passar a reconhecer a sua marca e você como autoridade e líder sobre o assunto na sua região.

“60% dos consumidores se sentem mais confiantes a respeito de uma empresa depois de ler conteúdo personalizado em seu site.”
Fonte: Viver de blog

 

O blog imobiliário desenvolve um relacionamento mais próximo com o consumidor

Com uma escrita mais informal, o blog, permite criar uma relação maior com o seu consumidor, desenvolvendo o relacionamento e tendo uma maior interação com seu público.
Permitir que seus leitores possam comentar sobre o texto no final de cada artigo, é importantíssimo e ainda mais importante é que todos sejam respondidos. Assim você deixa de ser apenas uma empresa para se tornar um conselheiro.

Entendeu a importância de responder as dúvidas? É possível gerar inúmeras oportunidades de negócio praticando bem a gestão das suas mídias sociais e do seu blog.

“70% dos consumidores afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa.”
Fonte: Viver de blog

 

O blog imobiliário aumenta o tráfego do seu website

Existem diversas formas de gerar tráfego de visitantes para o seu website:

  • Tráfego orgânico: sem custo e gerado automaticamente por sites na internet.
  • Tráfego social: geralmente gerado por compartilhamentos, comentários e curtidas espontâneos ou por efeito de campanha;
  • Tráfego direto: pessoas que já conhecem o seu website e acessam diretamente;
  • Tráfego pago: através de anúncios nas Redes Sociais e em buscadores como o Google.

Os 3 primeiros com certeza são mais interessantes, por não terem custo de mídia e por terem fator exponencial se tratando de crescimento.

 

O blog imobiliário contribui para:

  • O ranqueamento orgânico de todos os seus artigos no Google;
  • O aumento no engajamento e curtidas na página da sua marca, através de conteúdo de compartilhamento relevante para seus potenciais clientes;
  • O seu marketing pessoal, já que os artigos são publicados com a sua autoria, propagando ainda mais a sua identidade à seus potenciais cliente;
  • O marketing da sua imobiliária, afinal, o que você está distribuindo são informações para ajuda-lo a realizar um sonho.

“Pequenas empresas que possuem blog conseguem 126% mais leads que aquelas que não blogam.”
Fonte: Viver de blog

 

OBS: Se você ainda não sabe o significado de Leads, leads são contatos na sua base de relacionamento (nome, email, telefone de potenciais clientes).

 

Desenvolve o SEO

As técnicas de SEO tem como objetivo melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca, aumentando a probabilidade de crescimento do número de acessos.  O sonho de todas as empresas não é mesmo?

O Google tem como objetivo entregar à seus usuários, conteúdo que sejam interessantes para o mesmo. Então através dos posts que você publicará no blog, o Google irá ranquear e lhe posicionar nas buscas. A gigante da internet adora páginas que são constantemente atualizadas com conteúdo relevante.
E você conhece um lugar melhor para fazer isso do que em um blog?

“Sites corporativos com blogs tem 434% mais páginas indexadas e 87% mais links indexados nos buscadores.”
Fonte: Viver de blog

 

Inbound Marketing Imobiliário

Pelo fato do blog ser uma parte da estratégia de Inbound Marketing, sua marca só tem a ganhar. Como se trata de campanhas que permitem um contato mais personalizado entre a empresa e seu cliente, gera ótimos resultados para o seu negócio.
O Inbound Marketing, quando bem-feito, transforma os clientes de uma empresa em verdadeiros promotores da marca.

 

Quais conteúdos escrever no site da minha imobiliária?

Veja exemplos do que escrever no seu blog imobiliário para atrair potenciais clientes e o público-alvo da sua região.

  • Conteúdos sobre a região de atuação: Notícias, fotos antigas, história, negócios locais e curiosidades;
  • Conteúdos informativos sobre mercado imobiliário: Informes importantes que estimulem seus consumidores;
  • Conteúdos de suporte: Informações sobre contratos, alternativas, financiamentos, como fazer, check lists;
  • Conteúdo da marca: Comunique também sobre a sua empresa, diferenciais, estudos de caso, depoimentos de clientes satisfeitos, história da empresa, equipe;

Concluindo

Vimos que para o mercado imobiliário um blog possui as seguintes qualidades:

  • Gera confiança e credibilidade;
  • Ajuda seu público e potenciais clientes;
  • Melhora o posicionamento na busca orgânica do Google;
  • Equilibra a concorrência entre as pequenas e grandes empresas;

Se torna extremamente vantajoso ter um blog corporativo, então saia na frente da sua concorrência e crie um blog para sua marca.