Existem diversos canais e ações possíveis que podem trazer Retorno de Investimento (ROI) usando Marketing Digital para vender mais imóveis e desenvolver atração e relacionamento com clientes através da internet.

É difícil, para você Diretor de Imobiliária ou Corretor de Imóveis, analisar por onde começar. Por isso, sugiro que qualquer uma dessas táticas esteja alinhadas a uma sólida estratégia para que o Marketing Digital alinhado a sua equipe de Vendas consiga lhe trazer resultados.
Para ajudar você a entender um pouco melhor de cada possibilidade tática para se relacionar com seu público através da internet. Escrevi esse artigo usando a comprovada Análise SWOT para conversarmos a respeito.

 

– Produção de Conteúdo

Pontos fortes: Custo fixo. Gera tráfego social, de busca (Google) e tem baixo custo de tráfego pago.
Pontos fracos: Complexidade e dedicação para retorno em médio e longo prazo.
Oportunidades: Gerar tráfego recorrente e não pago para o seu website, retornando em vendas recorrentes e cada vez maiores. Além de passar uma percepção positiva da marca, aumentando a fidelidade e as taxas de fechamento de oportunidades.
Ameaças: Entrada de concorrentes com conteúdo mais relevante e maior frequência de produção.

– SEO

Pontos fortes: Não pagar pelo tráfego.
Pontos fracos: Complexidade e dedicação para retorno em médio e longo prazo.
Oportunidades: Gerar tráfego recorrente e não pago para o seu website, retornando em vendas recorrentes.
Ameaças: Mudanças no algoritmo do Google, entrada de concorrentes com conteúdo mais relevante e maior frequência de produção.

 

– Google Adwords – Rede de pesquisa

Pontos fortes: Captar demanda rapidamente.
Pontos fracos: Pagar pelo tráfego. É uma das ferramentas mais concorridas.
Oportunidades: Vender rápido.
Ameaças: Mais concorrentes. Mudanças nas regras.

 

– Google Meu Negócio

Pontos fortes: Sem custo e pessoas bem próximas visualizam você mais fácil. Se você tiver bem próximo de um local com alta concentração de pessoas, pode ser encontre aqui uma Oportunidade.
Pontos fracos: Alta concorrência, por tanto não traz muitos resultados. O Google mostra ao cliente todos os negócios do mesmo ramo que se cadastraram.
Oportunidades: Aparecer no Google Maps atingindo potenciais clientes próximos que busquem no Google.
Ameaças: Só se o Google parar de fornecer esse serviço, mas acho difícil de acontecer.

 

– Facebook Ads

Pontos fortes: Gerar demanda de maneira rápida entregando conteúdo com baixo custo.
Pontos fracos: É necessário realizar diversos testes para seja encontrado um bom anúncio com bons resultados em termos de custo, cliques e retorno de investimento.
Oportunidades: Atingir a sua região de atuação encontrando potenciais clientes. A melhor forma de captar o interesse do seu potencial cliente de comprar, vender, alugar ou investir em imóveis.
Ameaças: Entrada de concorrentes.

 

– Redes Sociais

Pontos fortes: Gerar demanda a longo prazo entregando conteúdo sem custos.
Pontos fracos: As regras das Redes Sociais mudam muito não permitindo confiar no número de likes ou seguidores como um canal para sua marca se comunicar com seu público.
Exemplo: Se você tem 10.000 curtidas no Facebook, somente 200 a 1000 pessoas vão ver suas postagens.
Oportunidades: Construir a autoridade da sua marca perante o público-alvo e gerar alcance e compartilhamento para seus conteúdos relevantes. Sendo assim, ótima fonte de tráfego orgânico.
Ameaças: Entrada de concorrentes e mudanças nas regras de cada Rede Social.

 

– Portais Imobiliários: (VivaReal, ZapImóveis e outros)

Pontos fortes: Captar demanda de maneira rápida.
Pontos fracos: Todos os seus concorrentes estão lá.
Oportunidades: Prospectar seus imóveis para clientes que estão buscando nesses canais.
Ameaças: Entrada de mais concorrentes.

 

– Email Marketing

Pontos fortes: Um ativo para sua empresa, uma lista que nunca sairá do seu controle.
Pontos fracos: A taxa de abertura é de aproximadamente 15%. Ou seja, mais ou menos 85% da sua lista não costuma abrir seus e-mails, mas isso pode ser otimizado através de Automação e Segmentação dos envios, chegando a incríveis 30%.
Outro ponto fraco é a percepção negativa que fica quando recebe-se um e-mail fora de contexto.
Oportunidades: Manter relacionamento com o seu público enviando conteúdo informativo de acordo com o seu perfil e momento de compra.
Ameaças: Os principais provedores como Microsoft Hotmail, Gmail e Yahoo estão constantemente desenvolvendo filtros para bloquear e-mails automáticos.

 

– Facebook Remarketing

Pontos fortes: Relacionar-se com as pessoas que visitaram seu website nos últimos dias ou meses.
Pontos fracos: Não funciona se o potencial cliente que acessou o site não possuir Facebook.
Oportunidades: Prospectar seus imóveis para clientes que já conhecem sua marca ou você. Se relacionar enviando mais conteúdo e ofertas para esse público.
Ameaças: O encarecimento de custos para anunciar para sua audiência.

 

– Google Adwords – Display Remarketing

Pontos fortes: Relacionar-se com as pessoas que visitaram seu website nos últimos dias ou meses.
Pontos fracos: Necessário grande conhecimento técnico e experiência.
Oportunidades: Prospectar seus imóveis para clientes que já conhecem sua marca ou você. Se relacionar enviando mais conteúdo e ofertas para esse público.
Ameaças: O seu potencial cliente acessar o seu website através de vários dispositivos não recebendo os anúncios que marcam quem acessou o site.

Espero ter sido útil e claro quanto a minha opinião e estou aberto a discutirmos os prós e contras de cada canal digital.

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